sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ORIGEM DO BAIRRO DE MADUREIRA

Madureira
O nome do bairro vem de Lourenço Madureira que, no século XIX, era lavrador e criador de gado em terras da antiga Fazenda do Campinho, existente desde o início do século XVII.
No virada do século XIX para o século XX, Madureira já tinha se tornado um importante eixo ferroviário com a inauguração das estações de Madureira (1890), na antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II, e de Inharajá (1908) – atual estação Mercado de Madureira ou Magno -, na antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (linha auxiliar). Em 1958, com a inauguração do viaduto Negrão de Lima, foram interligadas as áreas do bairro separadas pelos ramais da linha férrea.
Madureira se consolidaria como centro comercial dos subúrbios com a construção do Mercado de Madureira (1914), que, durante boa parte do século XX, foi o maior centro de distribuição de alimentos da região. Após sofrer um incêndio, em 2000, o “Mercadão” de Madureira ressurgiu modernizado.
Madureira é uma referência significativa para a cultura carioca, não apenas no que se refere à musica – abriga a escola de samba Império Serrano, fundada em 1947, e o tradicional Jongo do Morro da Serrinha –, mas, também, ao futebol. O antigo Madureira Atlético Clube, o “tricolor suburbano”, revelou grandes jogadores como Didi, Jair da Rosa Pinto, Evaristo, entre outros.
Hoje, Madureira destaca-se como um importante centro funcional dos subúrbios, com intensa área comercial nas ruas Carvalho de Souza, Carolina Machado e Estrada do Portela, destacando-se shoppings como o “Tem Tudo”, Polo 1, o Shopping São Luiz e o moderno Madureira Shopping Rio.
Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br


PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO CARIOCA, O MERCADÃO DE MADUREIRA.

PROJETO DE LEI Nº 1419/2012
EMENTA:
DECLARA PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO CARIOCA, O MERCADÃO DE MADUREIRA.
Autor(es): VEREADORA VERA LINS


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
Art. 1º – Declara Patrimônio Cultural do Povo Carioca, o MERCADÃO DE MADUREIRA, situado entre a Avenida Ministro Edgard Romero e Rua Conselheiro Galvão, bairro de Madureira.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Plenário Teotônio Vilela, 19 de junho de 2012.
Vera Lins
Vereadora
Partido Progressista
Presidente da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor

JUSTIFICATIVA



A proposição em análise por esta Casa Legislativa visa garantir a preservação de um dos maiores espaços históricos em nosso Município. Trata-se do chamado Mercadão de Madureira, local amplamente conhecido e que concentra um grande número de comerciantes que ali existem há décadas. Cabe aqui discorrermos um pouco sobre esse magnífico mercadão. Inicia-se no ano de 1914 onde foi inaugurado como uma pequena feira livre o primeiro mercado de Madureira, um ponto de venda de produtos agropecuários, localizado onde é hoje a quadra do GRES Império Serrano ao lado da linha férrea, junto à estação de Magno. Já em 1929, uma obra de ampliação transformaria no maior centro de distribuição de alimentos do subúrbio carioca. Em 1949, foram construídos mais 26 boxes para distribuição direta de mercadorias dos produtores a toda população. Em 1959, o Brasil respirava modernidade e desenvolvimento. Foi nesse ambiente que, em 18 de dezembro, com a presença do Presidente Juscelino Kubitscheck, foi inaugurado no local onde até hoje se encontra, o Mercadão de Madureira, como passou a ser chamado. Como consequência, todo comércio local, se desenvolveu, a ponto de Madureira se tornar um dos maiores arrecadadores de impostos do Rio, e assim, o Mercadão de Madureira passou definitivamente a fazer parte da vida das pessoas de nossa cidade. Em 2000, um incêndio destruiu por completo as dependências do Mercadão, e o que poderia parecer o fim, foi na verdade um recomeço. Em 05 de outubro de 2001, reabre suas portas pronto para atender as necessidades de um novo milênio, aliado à tradição, instalações modernas, conforto e segurança. As mais de quinhentas lojas e uma enorme variedade de produtos e serviços, com preços competitivos no atacado e no varejo, atraem cerca de oitenta mil pessoas por dia, e fazem do Mercadão de Madureira, uma referência na cidade, sendo um polo de convergência social, onde se misturam todas as camadas da população. Sem sombra de dúvidas, o local é um lugar onde, com certeza, o espírito carioca sobrevive e está presente com as suas lutas e alegrias.







8º ENCONTRO PPIP e 4º ENCONTRO DE LABORATÓRIO 3º BIMESTRE

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2014.


2 tempos
PPIP



4 tempos
LABORATÓRIO

Explorar materiais SOBRE O Trabalho Realizado no Laboratório de Cultura



E-book Mercadão de Madureira. Caminhos de Comércio de Ronaldo Luiz Martins


História_Patrimonio_Memória_Carmela_Dutra (PowerPoint)


Realizar a Feira de Troca (Laboratório Vida e Natureza)



Laboratório  Vida e Natureza
 Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica e consciente de seu papel de estar no mundo.
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
A)     Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais

Feira de Troca – Educação Infantil/ Ensino Fundamental
Grupo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que eu posso desenvolver, trabalhar com as crianças a partir da Feira de Troca da Educação Infantil e/ou Fundamental? Justifique
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivo do grupo
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tempo estimado _______

O que vamos precisar:
pessoa
trazer
pessoa
trazer





























Ações e responsáveis pelas ações
ações

responsáveis
período






























Data para apresentação na sala: ___________
Assinatura do grupo:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8º ENCONTRO PPIP e 4º ENCONTRO DE LABORATÓRIO 3º BIMESTRE

RECICLAGEM

COM TAMPINHAS DE REFRIGERANTE

CORES, CONJUNTO/AGRUPAMENTO, FORMAS GEOMÉTRICAS, ARTES ETC.

Laboratório  Vida e Natureza
 Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica e consciente de seu papel de estar no mundo.
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
A)     Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais

Atividade Reciclagem de Papel ou Coleta Seletiva – Educação Infantil/ Ensino Fundamental
Grupo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que eu posso desenvolver, trabalhar com as crianças a partir da atividade de Coleta Seletiva ou Reciclagem no Espaço da Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental? Justifique
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivo do grupo
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tempo estimado: _____

O que vamos precisar:
pessoa
trazer
pessoa
trazer





























Ações e responsáveis pelas ações
ações

responsáveis
período






























Data para apresentação na sala: ___________
Assinatura do grupo:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________