sexta-feira, 28 de março de 2014

15º ENCONTRO PPIP

15º ENCONTRO PPIP

Rio de Janeiro, 28 de março de 2014.

2 tempos


Objetivos:

Conversar sobre o primeiro dia de estágio;

Recolher xerox das cartas de aceite;

Verificar quem falta escolher escola;

Ensaiar para a Incorporação;

Recolher os POP's.

 

Desenvolvimento:

Observação:

A partir da roda de conversa, os alunos falaram da experiência do primeiro dia de estágio supervisionado. Todos estão na Modalidade Educação Infantil. Houve relatos sobre a quantidade de crianças em sala, sobre o mobiliário, inclusão, autonomia das crianças etc. 

Lembrei que esses relatos deverão ser registrados no Diário de Bordo.




8º ENCONTRO LABORATÓRIO

8º ENCONTRO LABORATÓRIO

Rio de Janeiro, 28 de março de 2014.

 

Objetivos:

Construir uma história coletiva a partir de objetos trazidos pelos alunos e alunas;

Listar aspectos que trabalhamos na proposta de construção de texto;

Confrontar e discutir sobre as definições de ecossistema e meio ambiente;

Conceituar letramento.

 

Desenvolvimento 

1º Realizamos a atividade "Uma bolsa de história". - Cada aluno e aluna colocou em uma grande bolsa,  objetos que trouxeram. Após, recolher todos os objetos da bolsa, foi proposta uma atividade. Construir uma história a partir dos objetos. Dispostos em roda, cada aluno tiraria um objeto da bolsa. O primeiro iniciaria a história a partir do objeto retirado (sem olhar na bolsa), sendo a história construída através da bolsa com os variados objetos que precisariam ser incluídos na história.

Observação - Foi uma história divertida e ao mesmo tempo, trágica. Os alunos brincaram bastante com a imaginação e percebemos que em alguns momentos, faltou uma costura entre os fatos que eram narrados para compor o texto.Houve uma grande preocupação com os objetos, mas nem sempre com o sentido da história.Rimos muito, pois parecia até novela daquela certa emissora rs. Observamos também o quanto as vivências, leituras de mundo influenciam na história, ou seja, o meio social, a bagagem cultural aparece não apenas na história, enredo, mas também, na composição do "cenário" dessa história, assim como, nos aspectos psíquicos, valores etc.

Além dessa atividade favorecer a ampliação de vocabulário, tivemos a necessidade de trabalhar o "articular" ideias diversas em um todo significativo. ter coerência, coesão... Costurar o texto. Tarefa difícil quando estamos em grupo, mas possível de ser realizada se temos o hábito da leitura. O que talvez, tenha faltado o grupo. Imaginação não foi problema, pelo contrário. A imaginação correu solta, assim como os sorrisos e assombros! Muitos alunos se espantavam a cada acontecimento e esperavam as falas dos colegas que davam continuidade ao enredo. Alguns tentavam antecipar o texto, tomando a frente da fala do colega, assim como fazemos ao ler. Quando lemos conversamos com o autor, antecipamos e/ou supomos ações das personagens, aferimos situações, desfechos etc. Interpretamos, argumentamos... Nossa atitude nunca é passiva, ou melhor, não deveria ser!

Foi uma ótima atividade!!!



Texto:

(REGISTRAR O TEXTO - NOME DA HISTÓRIA E AUTORES/ TURMA 3001)

2º Vídeos:

5 Ações que você pode fazer

Carta escrita  do ano de 2070

 Assistir os vídeos e conversamos sobre os conceitos e definições nas diversas áreas do conhecimento sobre o que vem a ser Meio Ambiente. Definir e compreender o que seja ECOSSISTEMA

Não foi possível assistirmos os vídeos, mas a partir das definições pesquisas pelos alunos e alunas discutimos os diversos olhares sobre o tema MEIO AMBIENTE, percebendo a amplitude do assunto. Vimos desde a definição em Biologia até à definição de um Sociólogo. Percebemos que a compreender meio ambiente, vai além do saber, depende do desenvolvimento de posturas, de exercício corretamente ecológico, de uma consciência ecológica. Essa consciência ecológica depende do conhecimento, da apropriação e do emprego deste conhecimento na vida diária, agregando a este saber, valores humanos.

A partir da discussão sobre problemas sociais, econômicos, culturais e ecológicos, os alunos perceberam que o tema meio ambiente "passeia" por todas as áreas do conhecimento, e por esse motivo, é um dos temas transversais dos PCN. Trabalhar este tema é algo imprescindível, mas acima de tudo, se faz necessário conscientizar e aprender fazendo, sensibilizando através de ações no cotidiano da sala de aula, da escola... Em cada possibilidade de exemplificar posturas mais conscientes e responsáveis diante do mundo.

Curiosidade:

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/meioambi.pdf

http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/ambp.html

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao

 http://fundamar.com.br/o-que-e-ecossistema/

 No planeta Terra existem vários tipos de ecossistema

A palavra ecossistema foi utilizada pela primeira vez no ano de 1935, pelo ecólogo inglês Arthur George Tansley. Ele utilizou esse termo para descrever uma unidade em que componentes bióticos e abióticos interagem entre si formando um sistema em equilíbrio. Ficou confuso? Então iremos lhe explicar de outra forma.
Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc. Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos, como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazônica, mas independente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os componentes bióticos e os componentes abióticos.
Para você entender melhor o que é um ecossistema, vamos tomar como exemplo um lago. 

 Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem

Em um lago podemos encontrar organismos capazes de realizar a fotossíntese, como os vegetais encontrados no fundo e nas margens, e as algas microscópicas encontradas na superfície da água. Nesse lago também vivem caramujos e peixes herbívoros (que comem somente vegetais) que se alimentam de restos de plantas, enquanto outros peixes carnívoros (que se alimentam de outros seres vivos) comem os caramujos e os peixes herbívoros. Algumas aves, como as garças, que ficam na margem do lago, alimentam-se dos peixes e também de rãs que vivem naquele local. 
Como vimos, nesse lago todos os organismos, de alguma maneira, dependem uns dos outros. Os caramujos e os peixes herbívoros dependem da vegetação, os peixes carnívoros dependem dos caramujos e peixes herbívoros, e as aves dependem tanto dos peixes quanto das rãs que ali vivem.

 Componentes bióticos e abióticos do lago
Mas você deve estar se perguntando, quais são os componentes bióticos e abióticos desse lago? Os componentes bióticos desse lago são os vegetais e todos os outros seres vivos que ali estão. Já os componentes abióticos são:
→ Luz: necessária às plantas para a fotossíntese, lembrando que é a partir da fotossíntese que os vegetais produzem o oxigênio;
→ Oxigênio: utilizado pelos peixes e demais organismos do lago;
→ Temperatura da água: quando a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido nela diminui, provocando a morte de muitos organismos. Isso deixa a água mais turva, impedindo a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese pelos vegetais. Como os vegetais não fazem fotossíntese, o oxigênio não é produzido e mais organismos morrem;
→ Rochas e lama no fundo e nas margens do lago que servem de esconderijo para alguns organismos;
→ Sais minerais: dissolvidos na água, esses sais são importantes para os organismos que ali vivem.
Através do exemplo dado acima, podemos então definir ecossistema como o conjunto formado pelos organismos vivos e pelos componentes abióticos que atuam sobre estes organismos.
 Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Magda Soares

Não conseguimos passar o vídeo.

 

Combinamos para o próximo encontro:

- trazer reportagens com soluções e/ou boas ações em defesa do meio ambiente.

- trazer resenha sobre o texto que fala de inclusão e educação inclusiva.

- material do potinho para a sensibilização do texto "Quando a escola é de vidro"

Surgiu na sala um interesse de fazer uma horta no segundo bimestre.