quarta-feira, 14 de maio de 2014

15º ENCONTRO DE LABORATÓRIO / TRABALHOS DE LABORATÓRIO - 2ºBIMESTRE

TRABALHOS DE LABORATÓRIO - 2º BIMESTRE
15º ENCONTRO

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2014.


Objetivos:
Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO
Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica e consciente de seu papel de estar no mundo.
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
A)     Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais:
*Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização ambiental. Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas tecnológicas como suporte de atividades pedagógicas. 4,0 (individual) 3 unidades
*Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que estimulem a conscientização ambiental. 1,0
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo pedagógico.
      B)  Realizar diversos experimentos para compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de energia, observação de plantio e outros.
*Dividir a turma em grupos (2 grupos para uma atividade)
Propostas (surgidas na turma):Horta, Terrário, Feira de troca, reciclagem de papel e minhocário 5,0
Ponto extra – Saerjinho – 0,5
Cultura
DESCOBRINDO E VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL
Reconhecer a educação como um espaço multicultural.
Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional, considerando a identidade brasileira desde o período colonial até os dias de hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e europeia na constituição da identidade nacional.
 Reconhecer e valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em nossa cultura

ATIVIDADE – Trabalho de grupo 8,0


Passos:
1)      Pesquisa -  conceito de patrimônio
2)      Pesquisa História sobre o Bairro de Madureira e alguns lugares do bairro, construções, pessoas, famílias que contam sua história ( Inclusive a própria família dos alunos do grupo) através de documentos, revistas, receitas, cartas, fotos e entrevistas.
3)      Resgatar a história do IECD relacionando-a a história do bairro.
4)      Elaborar uma atividade para o Ensino Fundamental ou Educação Infantil, simulando que você trabalha numa turma cuja maioria dos alunos mora no bairro de Madureira.

O objetivo maior deste trabalho é percebermos que todos somos seres históricos, sujeitos. Que o trabalho realizado nas classes de Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental precisa trabalhar e sensibilizar a criança para o resgate da sua própria história, sua identidade cultural, perceber-se fazendo parte da história e valorizar tanto o patrimônio histórico do seu bairro, quanto sua história de vida, saberes próprios da localidade e etc, ou seja, seu patrimônio cultural.
Presença e participação – 1,5
Saerjinho – 0,5

LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES
DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita
Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de linguagem presentes no convívio social.
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e disposições favoráveis às práticas de leitura.
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes alfabetizadores.
 Refletir coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam compor ambientes alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas diferentes linguagens.

ATIVIDADES  - sugestões elaboração de técnica para contação de história. Coleção da Ruth Rocha
Elaboração do Recurso – 4,0
Contação – 4,0
Saerjinho – 0,5
Participação e presença– 1,5
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e objetivos do autor da obra.
obs.:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRENDENDO A VALORIZAR AS DIFERENÇAS
Analisar os processos de ensino-aprendizagem na inclusão educacional e atividades inclusivas que possam valorizar e respeitar o tempo do educando
Elaborar materiais acessíveis para os principais tipos de deficiências.
Partilhar suas próprias experiências e riquezas individuais e propor grupos de estudos sobre como aproveitá-las no processo ensino-aprendizagem.
Refletir sobre as especificidades da avaliação no contexto das escolas inclusivas.
ATIVIDADES – GRUPO Trabalho Escrito 8,0
Contendo:
1 - Relatório da escola de estágio
Observar se as escolas apresentam aspectos para o desenvolvimento de uma proposta inclusiva, como currículos, espaços físicos, organização escolar e os processos de avaliação do aprendizado do aluno.  Relato e foto
2 - Propor atividades lúdicas para os principais tipos de deficiências. Registro escrito e ilustrativo
Pesquisa sobre recursos e atividades para os principais tipos de deficiências
3 - Analisar a teoria e a prática inclusiva na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na escola regular. Análise
Apoio para consulta
Participação e Presença 1,5
Saerjinho 0,5


PCN - FUNDAMENTAL / REORIENTAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL - LINKS

PCN
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

RCNEI

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf