sexta-feira, 7 de março de 2014

9º ENCONTRO PPIP


  9º ENCONTRO PPIP  (NÃO ACONTECEU)



Rio de Janeiro, 07 de março de 2014.
9º Encontro
6ª feira -  2 tempos
PPIP
 Objetivos:

Dar continuidade ao encontro anterior

Observação
Os alunos não compareceram

5º ENCONTRO LABORATÓRIO

5º ENCONTRO LABORATÓRIO

Semana após Carnaval. A turma não compareceu.
Dia 07 de março de 2014.

Relatório de Filme - Teatro




Modelo de Relatório

Instituto de Educação Carmela Dutra
Relatório de Filme - Teatro


Nome do aluno (a): _________________________________________
Curso: Formação de Professores  Turma 3001
Data: _____/_____/_____

Título do filme: ____________________________________________________________
Professor que indicou: _______________________________________________________


1° - Resumo do Filme ou Peça (aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos).

2° - Aspectos pedagógicos (relação ensino/aprendizagem - relação com conteúdos disciplinares).

SUGESTÕES
Observação 1: Alguns filmes não são indicados para a faixa etária que iremos trabalhar. Nestes casos, os aspectos pedagógicos podem ser citados em relação às tendências pedagógicas observadas, em relação à leitura de outros autores da área de educação, em relação a nossa postura enquanto educadores e cidadãos etc.

Observação 2: Os filmes que forem adequados à faixa etária do primeiro segmento do Ensino Fundamental e à Educação Infantil podem ter como foco, as questões: Eu utilizaria este filme em uma turma? Qual modalidade, série, ano? (justifique). Qual a importância para a criança, vivenciar o contato com a arte em suas diversas formas de expressão? Não devemos pensar aqui, só em termos de conteúdo, devemos pensar o ser como um todo, o quanto a arte é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança e de todos nós. O que a arte promove em nós? Ela tem uma função social? Ela possibilidade transformar e repensar a realidade? Ela permite relacionar o cotidiano e a ficção? Qual a importância da criatividade, da ousadia, da autoestima, do medo de não errar, da investigação, da pesquisa, da troca, da valorização da sua cultura, do contato com produções culturais diferentes de suas vivências... No processo de ensino aprendizagem? Esse filme ou peça teatral promove alguns desses fatores? Eu percebi possibilidades de trabalhar a partir dessa atividade cultural, alguma atividade em sala que promova esse crescimento?

Que desdobramento eu daria em sala de aula a partir dessa atividade? (Como? Justifique)

Quais áreas do conhecimento eu poderia trabalhar? (Como?/ Justifique)

Não precisa estar em todos os relatórios, mas é necessário refletir sobre o cotidiano e as possibilidades de realização dessas atividades: Eu passaria o filme na sala e/ou levaria os alunos para o cinema? (Dependendo da minha opção, quais seriam as providências a serem tomadas? Quais são os procedimentos?)


3° - Mensagem do Filme ou Peça.


4°- Comentário do aluno enquanto apreciador da atividade cultural.

5º - Anexo Comprovação foto, xerox da entrada etc.