sexta-feira, 18 de abril de 2014

ATIVIDADE SUGESTÃO - ÍNDIO

Dizem que a brincadeira Cama de Gato teve sua origem na cultura indígena... E mesmo não se tendo nenhuma comprovação sobre sua origem, é sem dúvida uma brincadeira que diverte crianças no mundo inteiro!

Então que tal, em comemoração ao Dia do Índio (19.04), brincarmos com os nossos alunos de Cama de Gato, na hora da volta à calma?!
Providencie um metro de barbante, una as duas pontas com um nó, convide um amigo e então, decidam quem começa o entrelace com as mãos. Depois que a primeira cama de gato estiver armada, o outro participante tem o desafio de transformá-la em uma nova sem desmontar e assim vai…


Siga as instruções das imagens e tente não se enrolar!

CULTURA INDÍGENA

Apresentação e Manifesto - Índio é Nós
11/03/2014
Fonte: Índio É Nós - 
http://www.indio-eh-nos.eco.br/


Neste portal estão disponíveis as atividades da campanha Índio é nós, bem como textos e vídeos sobre as questões indígenas no Brasil, manifestações artísticas, material para baixar da campanha e ligações para outros sítios relevantes na internet. Abaixo, está nosso manifesto.
Convidamos pessoas, instituições e grupos a se agregar a esta campanha, entrando em contato conosco para que divulguemos aqui suas atividades e somemos forças: Índio é nós. Este é nosso endereço eletrônico: indio.eh.nos@gmail.com. Estamos no twitter: 
https://twitter.com/Indio_eh_nose no facebook: https://www.facebook.com/indioehnos.

MANIFESTO: ÍNDIO É NÓS
Índio é nós: não somos um grupo, somos vários. Agimos porque, neste ano do cinquentenário do golpe de 1964, permanecem os ataques às terras e às vidas dos índios no Brasil. Além da realização de projetos hidrelétricos da ditadura militar, como a usina de Belo Monte, assiste-se hoje à ofensiva, com franco apoio dos três Poderes, do agronegócio e dos grandes eventos esportivos contra o meio ambiente, as populações indígenas e as tradicionais.
Normas constitucionais e internacionais vêm sendo flagrantemente desrespeitadas, ignorando a necessidade democrática de consulta às populações interessadas e o cumprimento das condicionantes ambientais, em uma escalada autoritária e plutocrática incompatível com a democracia.
Na escalada dessa ofensiva, ocorreu o inominável "leilão da resistência" para financiar a apropriação de terras pelo agronegócio. Desde o nome, ele quis roubar dos índios até mesmo a posição que ocupam: a de resistir.
Em resposta ao genocídio dos povos indígenas, propõe-se a realização de uma rede de eventos autônomos, de natureza variada, porém sempre relacionados pelo mote da resistência contra o etnocídio e o genocídio, em prol dos índios e dos mortos e desaparecidos de ontem e de hoje.
As atividades, em diferentes lugares do Brasil e também no exterior, mostrarão, ao contrário do que apregoam os arautos do agronegócio e do desenvolvimentismo, que os índios não estão isolados e não representam o "atraso".
Contra as barragens dos rios na Amazônia, os projetos anti-indígenas no Congresso Nacional e as milícias armadas que atacam impunemente as tribos; pela urgente demarcação das terras indígenas segundo critérios técnicos e não os interesses do agronegócio; pela real implementação dos direitos constitucionais e internacionais dos índios; pelos projetos de futuro inspirados pela indianidade, convidamos todos a se agregarem a esta campanha: Índio é nós.

20º ENCONTRO PPIP - 21º ENCONTRO PPIP



6 TEMPOS
RIO DE JANEIRO, 17 DE ABRIL DE 2014 - 20º ENCONTRO PPIP
PONTO FACULTATIVO - DIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2 TEMPOS
RIO DE JANEIRO, 18 DE ABRIL DE 2014 - 21º ENCONTRO PPIP
FERIADO

11º ENCONTRO LABORATÓRIO

11º ENCONTRO LABORATÓRIO 


Rio de Janeiro, 18 de abril de 2014
Feriado




Pluralidade Cultural - Índios no Brasil - Quem são eles 2/2