segunda-feira, 5 de maio de 2014

Atividades - Dia das MÃES / FAMÍLIA

Tema Gerador: CONECTANDO-SE COM AS RAÍZES FAMILIARES – MINHAS PRIMEIRAS INFLUÊNCIAS



Realizar atividades onde os alunos possam perceber o quanto a tecnologia influencia o modo como nos relacionamos e a partir dessa percepção, discutir as relações familiares;

Valorizar a importância do grupo familiar para a sociedade e o respeito à diversidade dos grupos familiares;

Compreender a figura do pai e da mãe como alguém que faz parte da família e divide com a mulher ou com outras pessoas as responsabilidades do lar;

Promover a valorização da figura paterna e materna que muitas vezes está na figura do tio, do avô, do irmão e etc, refletindo novamente sobre as diversas configurações familiares;

Enfatizar a importância dos sentimentos, do convívio e respeito no grupo familiar.


Alguns enfoques:
 As Diversas Configurações Familiares, A figura materna e a importância dos Laços Familiares em nossas vidas.

Recursos e Atividades:
Atividades com músicas, histórias, vídeos que tratem do tema: família. Pedir que os alunos levem para a sala de aula fotos da família e que numa grande roda falem de como é sua família, a rotina de cada um e etc. Pedir que tragam a  ultrassonografia (caso o responsável permita que a criança leve à escola). É uma oportunidade de reforçar o quanto a tecnologia está presente nas nossas vidas e sua importância.
Outra sugestão de atividade é trocar as fotos antes das apresentações propriamente ditas, e pedir que cada aluno apresente como se fosse sua família. Será uma experiência interessante. Talvez, ele determine uma “função” para algumas pessoas do grupo familiar que não seja a real função no grupo. Essa atividade permite às crianças perceberem que a função em si, não é tão importante, mas o que cada um representa pra ela no grupo.Se há relações de carinho, respeito, consideração, amizade, apoio e etc. E se ela, criança, tem contribuído de alguma forma para o grupo familiar com suas atitudes, palavras e etc.

O vídeo dos Flistones mostra de forma ilusória como era a vida na Idade da Pedra, no entanto é possível, fazermos comparações com outros desenhos, cujas histórias se passam em outros contextos históricos, mostrando também uma diversidade de grupos familiares e contextos.

 O desenho para os menores e o filme para os maiores vai favorecer esses olhares e o trabalho desses conceitos com a turma. Será que a família foi sempre a mesma?
O importante é enfatizar que a família, seja qual for a formação do grupo, é uma instituição importante para a sociedade, que ela faz parte da nossa história como o primeiro grupo do qual fazemos parte e é ali, no grupo, que aprendemos os primeiros passos, recebemos valores, hábitos, costumes,  idéias e nos identificamos.

Será que a família foi sempre a mesma? Como era a função do pai, da mãe nas famílias antigas? E hoje?
Como era a vida da família? As pessoas tinham tempo para conversar, contar histórias, brincar com os filhos? E hoje, temos tempo? Que histórias contavam? Que músicas cantavam? Dormiam cedo? Que tipo de música dançavam? Como era o som? Havia CD? Como meus avós se vestiam? Onde eles moravam? E etc. (Caso, a família ainda tenha alguma música que possa ser tocada na sala, ou mesmo algum objeto ou equipamento que permita a reprodução daquela mídia, perguntar à família se há possibilidade de trazer para a escola e mostrar para a turma. Imaginem quantas músicas, ritmos aparecerão. As crianças vão notar que a produção cultural é algo vivo, a qual também participamos da produção, criando e transformando, assim como, somos influenciados).
Outra sugestão é marcar um bailinho na sala com as músicas que as vovós da turma gostam, por exemplo.
Essas e outras questões podem ser levantadas através de entrevistas com perguntas elaboradas pelos alunos na sala de aula e serão feitas em casa, com a própria família do aluno. É uma forma de provocar nossos alunos e seus familiares para que de alguma forma conversem, troquem informações, que nossos alunos tomem conhecimento da história de suas famílias e de sua própria história e origem. Alguns alunos não tem sua origem familiar na região sudeste, sua origem familiar é de outra região... Aproveite isso! Incentive o seu aluno à pesquisa, instigue a sua curiosidade. Não esqueça que o processo tecnológico se construiu inicialmente a partir da necessidade, da curiosidade, da tentativa, da ousadia, da criatividade. Vamos despertar esse espírito curioso nos nossos alunos
Convidar alguém da família de um aluno que tenha disponibilidade, uma avó ou um avô, já que no dia 26 de agosto comemoramos o Dia dos avós, também é uma ótima sugestão antecipar. A turma pode fazer uma entrevista na sala e ao final, entregar um cartão, uma poesia. Alguma produção feita pela turma em agradecimento.(Percebam o uso social da escrita)
Elaboração de entrevistas, de metas para a pesquisa que vão realizar em relação às suas raízes familiares. Elaboração de poesia sobre a família, de bilhetinhos para as pessoas queridas na família, bilhetinho com pedido de desculpas caso a criança tenha “brigado” com algum familiar ou feito algo que não devia são outras sugestões que podem ser realizadas.
Elaboração de desenhos no paint, recadinhos escritos no word etc.
Levantar listas, como por exemplo, o que eu aprendi com a minha família, por qual motivo minha família é importante, por qual motivo eu sou importante para a minha família, o que eu ensinei para a minha família e etc. Mostrar para os alunos que embora as famílias, atualmente, estejam se distanciando um pouco por conta da vida corrida, do trabalho, das mães trabalharem fora, por causa da tv, da internet (e esse distanciamento é muito ruim – podemos enviar mensagens aos familiares durante essas duas semanas sobre a importância de terem qualidade no momento que estiverem em casa junto de seus filhos), algumas coisas mudaram para melhor. Hoje, a criança tem mais espaço para conversar com seus pais, fazer perguntas... Coisa que não acontecia antigamente. Hoje, há uma abertura maior, neste sentido, filhos e pais, tios, tias, avós...Estão mais próximos.
Realizar atividades com artes e tecnologia que ilustrem o tema: dedoches ( da família); confecção de fantoches de meia representando a família da criança; caracterização das crianças com roupas e acessórios utilizado pelo pai ou pela pessoa que representa e faz o papel de pai na vida da criança.(Pedir que cada criança, através de bilhetes, traga alguma roupa e/ou acessório que o pai, ou o tio, o avô, o padrasto, a vó, a tia, a dinda... Alguém importante que ela considere mãe. Pedir que tragam uma foto desta pessoa para que você possa caracterizá-la o mais próximo possível da foto). Depois que todos os alunos estiverem caracterizados, tiraremos uma foto com toda turma. Fazer um grande painel para os pais, pães, avós, tios, irmãos... Para toda a família!
As turmas maiores podem discutir sobre alguns programas que tratam da família:

A tecnologia levanta discussões sobre os tipos de família e as relações familiares. Importante compreender que não existe uma família ideal e que vivemos juntos para que possamos aprender uns com os outros no grupo familiar. É como se a família fosse, e é, uma preparação para as nossas relações fora dela, com outras pessoas numa dimensão maior. O trabalho com reportagens de jornais e revistas para as turmas maiores é outra sugestão.

Esse resgate da família também vai possibilitar o resgate de músicas e histórias. Quais músicas minha avó cantava, minha tia, minha mãe?... Eram cantigas, acalantos? Quais histórias minha avó, minha bisa contavam? Eram histórias do folclore brasileiro? De onde eram essas histórias? Eram Contos de Fada? Eram histórias de Medo? Eram lendas? Perguntar para os pais, para os tios... Perguntar até mesmo na escola para os funcionários. Podemos começar a dar início ao conceito de lenda, para em outras semanas trabalharmos Lendas Urbanas, conforme planejado.
Além disso, podemos trabalhar conceitos matemáticos e operações matemáticas a partir de datas de documento, registros (fotos), contagem, agrupamento e etc. Fazer um gráfico das histórias mais citadas e cantigas. Números de versos de uma música, por exemplo. Modificar histórias, modificar finais. Comparar e perceber que uma mesma cantiga ou história pode ser modificada. Cada um conta de um jeito e com o tempo surgem muitas versões da mesma história: Quem conta um conto, aumenta um ponto! Seria legal montar um painel com esse título e fazer o registro de uma mesma história e suas versões
A Sala de Leitura tem várias histórias do Folclore Brasileiro, Contos de Fada que certamente foram contadas um dia pelos avós, pelas tias... Passe na Sala de Leitura com a sua turma. Separe um momento para contar histórias, histórias do tempo da vovó... Histórias que mesmo com o tempo são sempre recontadas e não envelhecem.

Convidar uma vovó para contar história também seria uma delícia. Ainda mais se essa história for a história de vida dela.

As vovós e vovôs como vivem hoje???
Os idosos têm, atualmente, uma vida mais ativa. Muitos ainda trabalham, outros criam os netos e netas... Vamos pesquisar o que mudou e quais as causas dessas mudanças?
Quais influências, exemplos estamos recebendo da terceira idade?
 Quanto assunto!
Você pode levantar uma questão para a turma ao final da semana:
Nós formamos uma família? Nossa turma é uma grande família? O que vocês acham?

Importante:
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.
Portal da Família 


Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.

 Importante:
Você já atentou para a composição familiar de seus alunos? Hoje é comum crianças morarem com os tios, apenas com a mãe ou o pai, com os avós, então provavelmente encontrará pelo menos um dos alunos com uma constituição familiar diferente. Essas variações são atestadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). De acordo com o Instituto, o termo ‘família’ inclui ligações por consangüinidade, dependência econômica e/ou residência em uma mesma casa e, também, grupos diferentes de pessoas que habitam o mesmo domicílio. Percebe-se assim que as famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” têm sido reconhecidas.
Segundo pesquisa, as pessoas estão vivendo mais sozinhas e gerando menos filhos. Revela ainda que a consolidação da mulher como chefe de família ocorreu em razão do desemprego do companheiro, ou do divórcio. A pesquisa apontou que as famílias compostas apenas por mulheres e filhos são em média 18,1%; 3% a mais que no ano de 1996 que era de 15,8%. O porcentual do grupo familiar tradicional (pai, mãe e
filhos) que em 1996 era de 73,3%, baixou para 67,6% em 2006.
Todos esses fatores merecem atenção por parte das escolas, uma vez que podem provocar conseqüências diretas para as mesmas. É importante pensar em como fica para a criança ver a maior parte dos amigos recebendo os pais, enquanto o seu não chega, seja por qualquer motivo: trabalho, distância, outra família, falecimento. No Dia dos Pais lembre-se que poderá estar lidando com qualquer um desses casos, por isso dispense um maior cuidado para celebrar algumas datas comemorativas, legitimando sempre o sentimento da criança e também de sua família.
A escola pode abordar essa questão propondo à criança que convide uma pessoa com quem tem um bom relacionamento para a comemoração.
Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola


PCN - FUNDAMENTAL / REORIENTAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL - LINKS

PCN

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

RCNEI

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

EXEMPLO DE PLANO DE AULA - TEMA FAMÍLIA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: IECD

PROFESSOR (A): GRUPO 3 e 4

DISCIPLINA: PPIP-EF

DURAÇÃO: 2h

ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – T.401 Manhã

TEMA CENTRAL: A importância da família (dia dos pais).

CONTÉUDO(S):  ° FAMÍLIA E AS RELAÇÕES FAMILIARES

                             ° OS VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA
                             ° LINGUAGEM ORAL
                             ° LINGUAGEM ESCRITA 
                             ° EXPRESSÃO ARTÍSTICA. 



 OBJETIVOS:     ° Expressar-se oralmente sobre a família;
                            ° Identificar que há vários tipos de família;
                            ° valorizar os laços afetivos;
                            ° Expressar-se por forma de desenhos;
                            ° Estimular a criatividade;
                            ° Elaborar um cartaz com a produção com todos os desenhos feitos pelos alunos;
                            ° Confeccionar um cartão;                                                
                            ° Produzir uma mensagem escrita.
   
 DESENVOLVIMENTO

1° Momento: Apresentação dos grupos 3 e 4.
2° Momento: Introdução do tema.
Iniciar o tema a partir de uma conversa informal, onde cada aluno se apresentará e falará sobre sua família, assim como, sua participação no grupo familiar, incentivando a oralidade e levantando algumas questões importantes: a cooperação em família, a diversidade dos grupos familiares, mostrando que a figura paterna pode ser assumida por outras pessoas: mãe, vó, avô, tio, padrinho, tia...  etc. 

3° Momento: Confecção dos desenhos.
Após, será proposto a atividade do desenho.Cada criança fará o desenho da sua família para a montagem de um grande cartaz com todas as famílias reunidas.Será proposto à turma, a escolha de um título para o cartaz a partir de votação.
4° Momento: Montagem do cartaz a partir dos desenhos elaborados pela turma.
5° Momento: Trabalhando a estrutura de como construir um cartão.
Será feita a apresentação do cartaz à turma, como ele ficou bonito com tantas famílias diferentes... Será então, proposto a confecção de um cartão:
Vamos fazer um cartão para uma pessoa especial da família que consideramos como nosso pai ou alguém muito especial que nos ama muito? Vamos demonstrar a essa pessoa o quanto também gostamos delas?
As crianças serão orientadas a partir da vivência delas e das orientações das professoras como é a estrutura de um cartão, que é diferente, por exemplo, de um bilhete, uma carta, uma lista de compras etc.

6° Momento: Produção de texto individual para o cartão.
As crianças poderão desenvolver a criatividade, ficando livre a arte para cada cartão. Durante a elaboração do texto serão dadas algumas orientações, porém a produção será livre. 


 RECURSOS: ° Cartolina,
                       ° Papel pardo,
                       ° Folha de ofício,
                       ° Cola,
                       ° Tesoura,
                       ° Lápis e canetinhas.

AVALIAÇÃO E OBSERVAÇÕES: A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a produção e participação dos alunos. Após a confecção dos cartões, as crianças serão convidadas para realizar a leitura dos cartões, caso queiram.


As crianças participaram bastante e gostaram de realizar a atividade. Algumas necessitaram de apoio na elaboração do texto. Boa parte da turma desejou ler o seu cartão para os colegas, ocorrendo assim, uma grande confraternização e troca entre eles.      



Atividades - Dia das MÃES / FAMÍLIA

Algumas atividades para Educação Infantil e para o Fundamental I (1º e 2º ano)

Ao trabalhar grupo familiar, você envolve uma série de temas transversais importantes, além do exercício de cooperação, dentro e entre os grupos. Aproveite!
Algumas sugestões




Mas como você participa da sua família?


Vamos fazer estatísticas???








SE TODAS AS COISAS FOSSEM MÃE

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente.
Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice.
Toda Mãe é como eu disse!
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa......
Tem até pai que é "tipo mãe"...
Esse, então, é uma beleza !!!!!
Assim é a minha mãe !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sylvia Orthof
















Atividades - Dia das MÃES / FAMÍLIA

CONTINUAÇÃO

Todos os anos, nós comemoramos o Dia das Mães. Para muitos, significa um tempo para passar com a família, com almoços e jantares ao lado de quem nos ama. Mas é difícil pararmos para pensar sobre os significados desse dia e tudo que envolve as mães.
Na mitologia grega que Deméter era a deusa das colheitas e da agricultura. Um dia, sua filha Perséfone desapareceu e a mãe saiu atrás dela, em desespero. Durante esse tempo, as plantações começaram a morrer e o gado passou a ficar estéril.
Preocupado, Zeus, o deus dos deuses, descobre que o Rei do Submundo, Hades, havia raptado Perséfone. Ele então pede que a devolva, para que Deméter volte a ficar feliz. O sequestrador aceita, mas com a condição de que, em sua jornada de volta ao mundo dos vivos, Perséfone não prove nenhum alimento.
Mas Hades trapaceia e coloca sementes de romã na boca de Perséfone. Ela então é condenada a passar metade do ano com a mãe e a outra metade no mundo dos mortos. Deméter representa então a figura materna que protege seus filhos e sua família e pensa o tempo todo neles.
Celebração
A história do dia das mães tem origens e datas distintas, no Brasil, atualmente o Dia da Mãe é no 2º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, neste ano de 2014 o dia das mães será comemorado no dia 11 de maio.
Além de ser uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, essa comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma data boa para alavancar as vendas, no entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio o que importa realmente é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães no Brasil, para que todos nós filhos, possamos fazer uma linda homenagem para a mulher mais importante de nossa vida.
Seja no Brasil ou em qualquer país do mundo o que realmente importa quando falamos de mãe é o amor e o carinho que essa figura nos passa e um dia apenas é pouco pois todos os dias são dias das mães.

A história do dia das mães na Inglaterra

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

A História do dia das mães nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A idéia de Anna Jarvis - A origem da comemoração no mundo

A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães

Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então todo mundo começou a comemorar oficialmente essa data.
Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.





Conheça a importância da figura materna ao longo dos tempos. As principais curiosidades sobre o dia das mães, seus principais costumes e tradições ao redor do mundo e ao longo dos séculos. Como cada cultura vê a figura da mãe no meio social e como tudo isso influênciou os tempos modernos. Aprenda mais sobre o dia das mães.
São muitas as curiosidades sobre o dia das mães e também as particularidades que essa data comemorativa tem em cada país, em cada costume, em cada povo. Para deixar o segundo domingo de maio ainda mais especial preparamos um especial de Feliz Dia das Mães 2014, uma coletânea com as melhores mensagens, textos, vídeos e homenagens para encantar a mamãe.

Curiosidades do dia das mães

Algumas tribos, como os Assam em África, afirma não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.

Os nomes das famílias chinesas têm geralmente uma indicação (prefixo) relativa à maternidade. É uma maneira de homenagear as mães da família.

Tal como nós, os Gregos antigos celebravam o dia da Mãe na Primavera. Evocavam Rhea, a mãe dos deuses, fazendo oferendas de bolos de mel, boas bebidas e flores, logo pela madrugada. Talvez seja este o início da tradição de levar o pequeno-almoço à cama no Dia da Mãe!

A Família Imperial do Japão assinala os seus descendentes a partir de Omikami Amatersasu, a Mão do Mundo.
As escrituras da religião hindu atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.

O Presidente George Washington disse um dia: “A minha mãe é a mulher mais bonita que alguma vez vi. Atribuo todo o meu sucesso na vida, à educação moral, intelectual e física que recebi dela”.

A palavra grega “meter” e palavra sânscrita “mantra” podem significar “mãe” e “medida”.
As mulheres nativo-americanas eram honradas com a expressão “Vida da Nação” pela sua dávida de maternidade.

Os antigos egípcios acreditam que “Bast” era a mãe de todos os gatos do mundo e que os gatos eram animais sagrados.

Buda honrou as mães quando disse: “Uma mãe, mesmo que arrisque a sua vida, ama e protege o seu filho para que o homem possa cultivar a compaixão pelo mundo inteiro”.

O Dia da mãe é agora celebrado em muitos países do mundo. Austrália, México, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Bélgica, Rússia, China ou Tailândia são alguns dos muitos países com celebrações especiais dedicadas às mães. Os dias, contudo, diferem por vezes de país para país.

Existem muitas famílias diferentes... 

ALGUMAS FAMÍLIAS