sexta-feira, 25 de abril de 2014

22º ENCONTRO PPIP - 23º ENCONTRO PPIP

22º ENCONTRO PPIP - Rio de Janeiro, 24 de abril de 2014
Estágio Supervisionado

23º ENCONTRO PPIP - Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014

Objetivos:

Entregar portifólios,
Reorganizar a documentação para as próximas modalidades;
Registrar cronograma de regências.


Observação: Apenas 4 alunos compareceram

12º ENCONTRO LABORATÓRIO III

12º ENCONTRO LABORATÓRIO III

12º ENCONTRO LABORATÓRIO III

CONTINUAÇÃO

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014


Desenvolvimento:

Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 

APRENDENDO A VALORIZAR AS DIFERENÇAS
Analisar os processos de ensino-aprendizagem na inclusão educacional e atividades inclusivas que possam valorizar e respeitar o tempo do educando

Elaborar materiais acessíveis para os principais tipos de deficiências. 
Partilhar suas próprias experiências e riquezas individuais e propor grupos de estudos sobre como aproveitá-las 
no processo ensino-aprendizagem. 
Refletir sobre as especificidades da avaliação no contexto das escolas inclusivas. 



ATIVIDADES
Propor atividades lúdicas para os principais tipos de deficiências. 
Analisar a teoria e a prática inclusiva na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na escola regular. 
Observar se as escolas apresentam aspectos para o desenvolvimento de uma proposta inclusiva, como currículos, espaços físicos, organização escolar e os processos de avaliação do aprendizado do aluno. 


obs.:O Milagre de Anne Sullivan. Estados Unidos, 1962, duração: 1h 47 min. Direção: Arthur Penn. 
 
O filme conta a história de Anne Sullivan, uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e 
muda, se adapte e entenda as coisas que a cercam. Para isso entra em confronto com os pais da menina, que sempre 
sentiram pena da filha e a mimaram sem nunca terem lhe ensinado algo nem a tratado como qualquer criança. 

Endereço eletrônico (URL): http://www.apaerj.org.br/artigo.phtml?a=3478 
 
Descrição: A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza no 
seu site informações atuais sobre atendimentos para pais, professores e alunos. 

Endereço eletrônico (URL): http://ihainforma.wordpress.com/ 
 Descrição: O Instituto Municipal Helena Antipoff oferece uma página virtual com orientações para professores aturarem 
na Educação Especial e Inclusiva. 


Título: Eugénio, o génio das palavras - Versão 2 
 
Descrição: O Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que 
completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de 
palavras que são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas 
com limitações motoras. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão 
(ESTIG) de Beja, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia 
Cerebral de Beja (CPCB). A utilização do programa é gratuita para uso particular. Esta aplicação foi desenvolvida no 
âmbito do projeto CAPE (Comunicação Aumentativa em Português Europeu) e financiado pelo programa CITE IV do 
Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. 
 
Endereço eletrônico: http://www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio/ 


Endereço eletrônico (URL): http://www.apaerj.org.br/artigo.phtml?a=3478 
 
Descrição: A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza no 
seu site informações atuais sobre atendimentos para pais, professores e alunos. 



12º ENCONTRO LABORATÓRIO II

12º ENCONTRO LABORATÓRIO II

CONTINUAÇÃO

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014


Desenvolvimento:

Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios

LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES

DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita

Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de linguagem presentes no convívio social. 
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e disposições favoráveis às práticas de leitura. 
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes alfabetizadores. 
 Refletir coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam compor ambientes 
alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas diferentes linguagens. 

ATIVIDADES
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e objetivos do autor da obra.

obs.:
TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: Uma Proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. 
MIRANDA, S. Escrever é divertido. Atividades lúdicas de criação literária. Campinas: Papirus, 1999.
Curta metragem : 
A menina que odiava livros, Canadá, 2006, direção: Jo Meuris, duração: 7min 21seg. Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11870 
 
Este curta-metragem é uma adaptação de um livro paradidático e conta a história de uma menina que quando lê se 
encanta com o mundo da leitura. 


12º ENCONTRO LABORATÓRIO I

12º ENCONTRO LABORATÓRIO 


Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014

Objetivos:

Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.


Desenvolvimento:

Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios

Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO 

Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz 
de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca. 
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica 
e consciente de seu papel de estar no mundo. 
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.

ATIVIDADES
Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais.. 
Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização ambiental. 
Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas tecnológicas como suporte de atividades 
pedagógicas. 
Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que estimulem a conscientização ambiental. 
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo pedagógico. 
Realizar diversos experimentos para compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de energia, observação de plantio e outros. 

Dividir a turma em grupos
Propostas (surgidas na turma):
Horta
Terrário
Campanha Desapega - Feira de Troca
Outros: Pesquisa e experimentação com forma de energia - Procurar a Professora de Física/ O Lixo etc.



Cultura
:DESCOBRINDO E VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL 

Reconhecer a educação como um espaço multicultural.

Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional, considerando a identidade brasileira desde o 
período colonial até os dias de hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e 
europeia na constituição da identidade nacional. 
 Reconhecer e valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em nossa cultura

ATIVIDADES
Construir um mapa/roteiro das principais manifestações regionais presentes no entorno social de uma escola. 



Observação - Só compareceram 5 alunos
Stefane, Camila Paura, Carlos, Yasmin e Ellen