sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

1º ENCONTRO - LABORATÓRIO



Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2014.

1º Encontro

LABORATÓRIOS

Objetivos:

Apresentar-se à turma;
Informar sobre a organização e dias da disciplina;
Entregar as orientações sobre o material (caderno/portfólio);
Apresentar os laboratórios (não conseguimos realizar);
Promover discussão sobre o posicionamento do educador diante do conhecimento em uma sociedade de consumo a partir da charge.




EU – FUTURO EDUCADOR




CHARGES
charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos.

Mafalda -
No dia 29 de setembro de 1964 apareceu pela primeira vez uma tira da Mafalda. Seu autor: Joaquím Salvador Lavado Quino. Idade: 6 anos em 1964. Características: seus comentários e ideias refletem as preocupações socias e políticas dos anos 60. Filha de uma típica família de classe média argentina, Mafalda representa anticonformismo da humanidade, mas com fé na própria geração.


Enquanto educador, com quem você concorda?Como nossa postura em sala pode influenciar as novas gerações? Ter X Ser. Qual o papel da educação?



PORTFÓLIO Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa



Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa

PPIP
Portifólio

1 - Capa

Instituto de Educação Carmela Dutra
Av. Ministro Edgard Romero, 491. Madureira. RJ/ RJ
Cep.             Tel.
Ensino Médio – Formação de Professores
Professora Responsável 






Portfólio de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa






Nome do aluno Professora/Professor ....
Série 3ª             Turma 3001
Ano 2014

Projeto Pedagógico

2 - Folha - colocar sua foto e  relato da sua história de estudante até os dias atuais.
3 – Folha - Uma mensagem, texto, frase de algum educador (não esquecer de citar a fonte)
4 – Folha - Música, Poesia, Desenho... Alguma arte que deixe seu portifólio bem bonito!
5 – Folha Capa- 1º Bimestre
5.a) Folha Capa- Aulas de PPIP
         5.b) Folha Capa- Estágio

Aulas de PPIP

Aulas - Registro da estrutura de aula (de acordo com o registro feito no quadro – objetivos, desenvolvimento, avaliação, recursos).
Atividades das Aulas – Tudo que for realizado em sala: dinâmicas, leitura de textos, desenhos, brincadeiras, dobraduras, confecção de materiais... Deverá ser colado quando possível ou feito o registro da atividade.
Relato – Realizado a cada aula. Neste momento, você poderá realizar suas avaliações sobre o que vem sido feito; elaborar um texto sobre o assunto que vem sendo abordado; utilizar outras linguagens que falem deste assunto, como por exemplo, reportagem, poesia, desenho, charge, pintura, letra de música. Aqui também valem suas sugestões para o assunto.

Observação 1: Se você utilizar a folha de caderno para colocar no portifólio, não esqueça que ela deve ficar do tamanho de uma folha ofício,ou seja, do tamanho do plástico. Sugiro colar na folha ofício e caprichar na arte! Faça uma linda borda!!!

O Portifólio é seu e estou contando com a sua criatividade!

Observação 2: Sugiro fazer um autorretrato para colocar também no portifólio, pois essa será a nossa atividade do segundo encontro.

ESTÁGIO - CAPA



ESTÁGIO

1 – Folha


Instituto de Educação Carmela Dutra
Av. Ministro Edgard Romero, 491. Madureira
Cep            RJ/ RJ - Tel
Ensino Médio – Formação de Professores





ESTÁGIO


___ CRE
Escola Municipal....
Endereço (escola):
Telefone (escola):

Professora Supervisora (regente)
Turma – Prática de Estágio:_____
Ano: ____
Turno: _____ Horário: _________







Nome do aluno
Série 3ª             Turma 3001
Ano 2014
Projeto Pedagógico


2 – Folha Declaração de que a escola aceitou o estagiário ( Nos casos em que a escola entregar este papel)
3 – Folha Plano de Atividades
4 – Folha com mensagem ou texto
5 – Folha Arte
6 – (A partir da folha seis, vocês irão começar a preencher os dados do estágio. Essas folhas com dados, entregarei na próxima semana e enviarei por e-mail. Quem não quiser imprimir ou xerocar, pode fazer a sua, confeccionando-as  na folha ofício de acordo com os modelos enviados).
A escola que a gente quer
Depende do que a gente fizer!
Plano de Ação – Carmelinha/ 2009 – PP: Cidadania que a gente quer por aqui

1º Encontro - PPIP




Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2014.

1º Encontro

PPIP

Objetivos:

Aprentar-se à turma;
Informar sobre a organização e dias da disciplina;
Entregar as orientações sobre o material (caderno/portifólio);
Promover Dinâmica para apresentação da turma;



Dinâmica de Apresentação

As dinâmicas de grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um retorno dos dados necessários.
Geralmente criativas e atrativas que possam desenvolver nas pessoas um lado descontraído e critico.
Eu sou o outro
Passos
1-  Dividir o grupo em duplas (preferencialmente em duplas que não se conheçam).
2-  Pedir que conversem a respeito de si, nome, se desejam seguir a profissão (justificar), as expectativas para o ano, como foi a experiência de estágio do ano passado (justificar), seus gostos, seus desejos, suas esperanças, sua família, sua casa, seu trabalho, etc.
3- Depois de alguns minutos reúnem-se todos e cada um vai se apresentar, mas dizendo as coisas do outro como se fosse eu (Exemplo: apresentando o "fulano" = Eu me chamo "fulano" e gosto de passear, etc.).
Avaliação
1- Como é apresentar o outro?
2-  É fácil me colocar no lugar do outro?

Observação: Fiz uma modificação em decorrência do tempo e da disposição do mobiliário