quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

6º ENCONTRO PPIP

6º ENCONTRO PPIP  


Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2014.
6º Encontro
5ª feira -  6 tempos
PPIP




6º ENCONTRO PPIP


  6º ENCONTRO PPIP  

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2014.
6º Encontro
5ª feira -  6 tempos
PPIP







Objetivos e atividades decorrentes elaborados pelos alunos:

Desenvolver criatividade, imaginação etc.
 Desenvolver a coordenação motora através das ações de desenhar, recortar, pintar e dobrar.
Trabalhar a escrita através do registro do nome.
Socializar, interagir com o grupo.
Trabalhar a oralidade.
Desenvolver o hábito de ouvir o outro.
Despertar a curiosidade sobre a origem e a história do próprio nome.

Obs.: Quando essa atividade de pesquisa sobre a história do nome é levada para casa, promove de alguma forma  a aproximação familiar, e por consequência, sua história de vida, trabalhar a autoestima e a identidade.

Áeas do conhecimento que podem ser desenvolvidas:
Linguagem
 Acróstico - levantar adjetivos, ampliar vocabulário etc
Trabalho com textos: xerox da certidão de nascimento, cartão de vacinação.
Geografia/ História
Origem familiar, local em que nasceu, bairro em que vive etc. Histórico familiar, árvore genealógica etc. Entrevista de alguém mais velho da família na sala. Utilizar cartas, cartões de natal, telegramas...
Matemática
Atividades com contas de luz, água. Levantamento dos alunos maiores, dos mais velhos, mais novos a partir da data de nascimento. Quantos anos fulano é mais novo que ciclano.
Artes
Exposição de fotografia, Exposição de objetos antigos, Brincadeiras etc.




6º ENCONTRO PPIP


  6º ENCONTRO PPIP  

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2014.
6º Encontro
5ª feira -  6 tempos
PPIP
Objetivos:
 
Realizar duas dinâmicas "Em nome da Arte, A arte do Nome" e "País Imaginário";
Relacionar a dinâmica à proposta do Contrato Pedagógico e ao PP do ano de 2014;
Perceber que a dinâmica é uma forma de dar opinião e confrontar, no sentindo de trabalhar os diversos pontos de vista;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e profissionalmente;
Perceber que os direitos são baseados em necessidades;
Desenvolver o relacionamento, comunicação e responsabilidade;
Observar que direitos implicam deveres.

DESENVOLVIMENTO
Explicação
A dinâmica ""País Imaginário"
1º)Imagine um mundo novo. Um mundo sem regras e que nunca foi habitado. Dividir a turma em grupos e ler o seguinte texto:
Imagina que você descobriu um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis, nem regras. Você e seus colegas do seu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabem que tipo de estatuto terá lá.
2º)Individualmente o aluno escreverá uma lista com três direitos que pensa ser essenciais para todas as pessoas que vão habitar este país. Assim, o professor pedirá para as pessoas partilharem o que escreveram e chegarem ao acordo, montando uma lista de três direitos que o grupo ache que devem ser garantidos (essenciais). Deverão dar um nome ao país e montar sua lista.

3º) Cada grupo irá apresentar seu país à turma. Se houver direitos repetidos, assinalar. Todos os grupos devem se apresentar e explicar suas escolhas. Depois o professor pedirá  para que encontrem, caso haja, direitos que se contradigam.

Dicas para discussão:
Podemos agrupar direitos semelhantes em conjunto? Quais?
Estas listas estão próximas ou distantes da nossa realidade? No que o grupo se baseou para construir a sua lista? Direitos implicam deveres? Como definir o que é um direito e o que é um dever?
Como ocorreu o trabalho dos grupos? Foi difícil fazer uma única lista? Qual motivo?
Como avaliam a atividade? Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?

 AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.

RECURSOS:
Folha ofício, lápis preto e borracha. Quadro branco ou papelógrafo.


A dinâmica "Em nome da Arte, A arte do Nome"
O nome é uma de  nossas "marcas" no mundo, é algo que nos identifica e nos diferencia, pois ainda que haja muitas "Marias", cada "Maria" é única em sua bagagem, em sua essência enquanto ser sócio, histórico etc.
Brincar com o nome, saber seu significado, origem, sua identificação com o mesmo ou não, quem o escolheu... São formas de pesquisar a história de cada um, de trabalhar a autoestima, promover a curiosidade, envolver as ações de escrita e leitura em uma dinâmica onde essas ações tem uma função social e contextualizadas.

Após a produção, cada aluno (a) mostrará a sua e falará sobre a história do seu nome.

 Elaborar objetivos para essa atividade.