sexta-feira, 25 de abril de 2014

12º ENCONTRO LABORATÓRIO II

12º ENCONTRO LABORATÓRIO II

CONTINUAÇÃO

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014


Desenvolvimento:

Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios

LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES

DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita

Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de linguagem presentes no convívio social. 
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e disposições favoráveis às práticas de leitura. 
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes alfabetizadores. 
 Refletir coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam compor ambientes 
alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas diferentes linguagens. 

ATIVIDADES
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e objetivos do autor da obra.

obs.:
TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: Uma Proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. 
MIRANDA, S. Escrever é divertido. Atividades lúdicas de criação literária. Campinas: Papirus, 1999.
Curta metragem : 
A menina que odiava livros, Canadá, 2006, direção: Jo Meuris, duração: 7min 21seg. Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11870 
 
Este curta-metragem é uma adaptação de um livro paradidático e conta a história de uma menina que quando lê se 
encanta com o mundo da leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário