sexta-feira, 25 de abril de 2014

12º ENCONTRO LABORATÓRIO I

12º ENCONTRO LABORATÓRIO 


Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014

Objetivos:

Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.


Desenvolvimento:

Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios

Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO 

Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz 
de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca. 
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica 
e consciente de seu papel de estar no mundo. 
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.

ATIVIDADES
Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais.. 
Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização ambiental. 
Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas tecnológicas como suporte de atividades 
pedagógicas. 
Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que estimulem a conscientização ambiental. 
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo pedagógico. 
Realizar diversos experimentos para compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de energia, observação de plantio e outros. 

Dividir a turma em grupos
Propostas (surgidas na turma):
Horta
Terrário
Campanha Desapega - Feira de Troca
Outros: Pesquisa e experimentação com forma de energia - Procurar a Professora de Física/ O Lixo etc.



Cultura
:DESCOBRINDO E VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL 

Reconhecer a educação como um espaço multicultural.

Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional, considerando a identidade brasileira desde o 
período colonial até os dias de hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e 
europeia na constituição da identidade nacional. 
 Reconhecer e valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em nossa cultura

ATIVIDADES
Construir um mapa/roteiro das principais manifestações regionais presentes no entorno social de uma escola. 



Observação - Só compareceram 5 alunos
Stefane, Camila Paura, Carlos, Yasmin e Ellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário