sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

3º ENCONTRO PPIP AUTORRETRATO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - Trabalhando Arte, Identidade. Pluralidade cultural e Autoestima




MATERIAL DE APOIO (EXPOSTO NO QUADRO)


3º ENCONTRO PPIP
AUTORRETRATO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - Trabalhando Arte, Identidade. Pluralidade cultural e Autoestima

O que é um autorretrato e como os artistas se retrataram ao longo dos tempos;
Perceber que o autorretrato é uma expressão tanto da aparência física quanto psicológica da pessoa, onde é retratado aquilo que ela acredita demarcar mais a sua personalidade;
Produzir um autorretrato, levando em consideração todas as questões levantadas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno- Conceito de retrato;
Exercício do retrato
Estratégias e recursos da aula

A aula pode se iniciar, com o professor retomando o conceito de retrato e fazendo com que as crianças falem dos conceitos que aprenderam e da experiência de retratar alguém. Pergunte se eles acham que um retrato feito pelos colegas seria igual a um feito por eles próprios. A partir das falas dos alunos, introduza o conceito de autorretrato para nomear o exercício de retratar a si mesmo.
Sugiro que seja feito o uso do livro Espelho de Artista [autorretrato] (segue abaixo bibliografia), onde são discutidas várias formas de se autorretratar. Caso não seja possível, o professor pode seguir o roteiro abaixo que se trata de um breve resumo dos principais pontos levantados no livro orientar este primeiro momento da aula:

-“Autorretrato é uma forma de registro em que o modelo é o próprio artista.” Existe há muito tempo, pois é natural do ser humano a necessidade de deixar algum registro de sua própria imagem, mesmo depois de sua passagem pela vida. Desde a “Pré-História homens e mulheres desenhavam suas identidades com a marca das mãos dentro das cavernas” usando pó colorido para fazer os contornos.

- Durante o Renascimento, o autorretrato tornou-se bastante popular, pois os pintores começaram a retratar seus próprios rostos com o intuito de:
“Deixar suas imagens gravadas para o futuro;
Sentir que eram importantes como seres humanos e como profissionais;
Expressar em suas pinturas o que sentiam internamente, suas emoções e seus pensamentos;
Usar suas próprias imagens como pretexto para elaborar obras de arte, cuidando das cores, pinceladas, contornos, das texturas.”
- Um artista que se dedicou a criar vários autorretratos foi Rembrandt, que trabalhou em cerca de 100 no total. O artista registrou diferentes fases de sua vida, diferentes emoções e expressões. “Ele fazia essas auto-imagens para investigar as particularidades de cada ser humano. ‘Quererão saber que espécie de artista eu fui’ Rembrandt dizia. Interessante é perceber que não só a imagem do artista mudou com a idade, mas também a forma de pintar foi se transformando.”








            Nos trabalhos a pessoa pode colocar suas emoções, seu jeito de ser, se é alegre, desconfiado, agitado, calmo dentre outros ou retratar sua aparência ressaltando traços que aprecia ou rejeita em si mesmo e que marcam muito sua personalidade como Guignard, por exemplo, que tinha lábio leporino e queixo pronunciado. Ele não escondia isso.




Outro ponto interessante é a questão da forma como o artista pinta. Alguns usam muitas cores em pinceladas largas onde a figura quase que se mistura com o fundo. Um exemplo disto é o artista Flávio de Carvalho. Outros trabalham de forma mais realista buscando texturas e formas reproduzindo sua imagem quase que como em uma fotografia.

Uma discussão interessante proposta pelo livro aparece na comparação entre os autorretratos de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Apesar de serem do mesmo período, mostram traços diferentes da personalidade das artistas que ficam bastante marcados em suas pinturas. “Anita se achava feia. Era tímida e tinha um defeito na mão esquerda que vivia escondendo sob um lenço. Sua imagem é meio apagada. Tarsila era considerada uma mulher bonita e vaidosa. Ela vivia na moda. Seus lábios estavam pintados com batom vermelho, os olhos contornados com lápis preto. Veja como suas sobrancelhas são finas e bem delineadas.(...) ela parece ter orgulho de sua figura, de seus belos traços e de sua elegância.”



Autorretrato Anita Mafaltti

Autorretrato de Tarsila




Para finalizar, o professor pode comentar as formas atuais que os artistas usam para se retratar, como fotografia, esculturas, uso de novas tecnologias como vídeos e etc.

Sugiro ao professor que encaminhe estes pontos como um diálogo, onde o aluno seja levado a tais conclusões. Antes de falar, mostre as imagens e pergunte o que o s alunos acham, o que eles observam e a partir daí comente os conceitos.

Em casa os alunos podem fazer algumas atividades preparatórias que servem para cada um pensar sobre si, observar suas características físicas e psicológicas de maneira divertida. Você pode enviar uma atividade antes do início da leitura do livro ou das aulas sobre autorretrato ou das discussões em sala.
Exemplo:
Desenhe como você fica quando está:
Alegre;
Triste;
Nervoso;
Tímido;

Durante as conversas em sala proponha as seguintes atividades:

Desenhe:
Se você fosse um animal, qual seria?
Se você fosse uma comida, qual seria?

No final das discussões, você pode propor a seguinte atividade:
O que você mudaria em seu corpo? Desenhe como ficaria.

Estas atividade levam em consideração que a duração das discussões sobre a história dos autorretratos podem durar até duas aulas e servem para introduzir o exercício de se autorretratar. O professor pode antes de iniciar e retomar as discussões mostrar e comentar o que os alunos desenharam em cada atividade.
Após a leitura cada aluno pode se desenhar levando em consideração as conversas e observações feitas em sala e em casa. Sugiro que o professor peça antes de iniciar o trabalho do desenho, que cada aluno traga uma fotografia sua que sirva de base para o aluno criar sua auto-imagem. Contudo existem alunos que neste momento gostam de se desenhar contando somente com a memória e produzem excelentes resultados.

No momento da pintura sugiro que o professor use tinta guache. Mas ele pode escolher trabalhar em policromia, dando várias opções de cores aos alunos ou monocromia, onde o aluno escolhe sua cor preferida e pinta o desenho com suas gradações. Nessa situação o professor pode oferecer a cor escolhida pelo aluno, branco e preto para que ele próprio produza os tons que quer.

Abaixo, seguem alguns exemplos de trabalhos produzidos pelos alunos do 2º. ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII/ Juiz de Fora-MG. Nesta turma foram feitos autorretratos por policromia, onde os alunos puderam produzir pinturas em várias gradações de cores e misturas. Conversamos muito sobre a questão da figura e do fundo. Eles observaram a importância do fundo na imagem, apesar de perceberem que a figura deles deveria ter o maior destaque. Alguns optaram por fazer fundo baseado em gostos pessoais, como manchas coloridas e estrelas. Outros se apegaram à fundos realistas, com nuvens, jardins e etc.:

yasmim
Gustavo
Laura P
Laura V
yasmin



Abaixo, observa-se trabalhos de uma outra turma da mesma série sobre a sequência de conteúdos já listadas acima. A escolha por acabamentos diferentes por turma foi tomada levando em consideração as características e pedidos da própria turma, que quis trabalhar com a sua cor favorita. A partir daí, cada aluno fez o desenho observando a relação entre figura e fundo, contudo, ao lado do nome anotaram qual a cor seria usada na pintura. Os alunos foram separados por grupos de cores e trabalharam suas nuances e gradações utilizando branco e preto. Um aspecto interessante é que essa turma teve uma tendência observada em vários trabalhos por se retratarem mais psicologicamente, do que fisicamente. Isso foi constatado durante a avaliação feita pelos alunos ao observarem o retrato e o aluno.




Recursos Complementares

CANTON, Kátia. Espelho do Artista [Autorretrato]- São Paulo: Cosac Naify, 2004
Avaliação

Uma boa proposta de avaliação é o aluno se colocar perante a turma ao lado de seu autorretrato e observar as reações e comentários dos colegas. O professor pode encaminhar esse momento;
O aluno pode relatar para a turma o que priorizou eu seu autorretrato, se trabalhou por suas características físicas ou pelas suas características psicológicas;
Outra boa avaliação é pedir para que cada aluno faça um retrato de um colega e posteriormente compare o retrato do aluno feito pelo colega e seu autorretrato de forma que a turma perceba as diferenças e semelhanças das observações e formas de desenho e pintura;

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