sexta-feira, 1 de agosto de 2014

6º ENCONTRO PPIP E 3º ENCONTRO LABORATÓRIO 3º BIMESTRE

Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2014
PPIP 2 tempos

LABORATÓRIOS
APRESENTAÇÃO DAS HORTAS E TERRÁRIOS

As apresentações das hortas e terrários nos possibilitou repensar o trabalho realizado em sala de aula de forma contextualizada, problematizadora, incentivadora da curiosidade e pesquisa infantil.









 Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica e consciente de seu papel de estar no mundo.
 Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
A)     Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais

Atividade Horta/ Terrário – Educação Infantil/ Fundamental
Grupo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que eu posso desenvolver, trabalhar com as crianças, a partir da confecção de uma horta/ terrário no Espaço da Educação Infantil? Justifique
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivo do grupo
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tempo estimado:___________________________________________________________________

O que vamos precisar:
pessoa
trazer
pessoa
trazer





























Ações e responsáveis pelas ações
ações

responsáveis
período






























Data para apresentação na sala: ___________
Assinatura do grupo:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Outras Dicas
HORTA
FONTES PARA CONSULTA: Projeto Horta Suspensa

http://www.parceirosdaeducacao.org.br/boaspraticas/uploads/horta_suspensa__ee_frederico_marcicano__fina6529.pdf

http://www.verdenovo.org/site/?p=2365


1. PROVIDENCIE OS UTENSÍLIOS BÁSICOS
Pá:
 Para abrir as covas na terra.
Tesoura: Para podar as plantas.
Luvas: Para evitar pegar doenças como toxoplasmose, encostar em fungos ou pragas, ou se machucar em espinhos.
Palitos de churrasco: Para apoiar as mudas que estão crescendo.
Fechos de embalagens como as de pão de forma: Para prender as mudas nos palitos.
2. PREPARE O SOLO
Misture metade de terra e metade de composto orgânico ou húmus de minhoca (espécie de "vitamina" para a planta). Cave buraquinhos na distância indicada para cada espécie. Se a horta estiver em vasos, ponha pedras ou cacos de cerâmica no fundo, para a água escoar mais facilmente.
3. PLANTE SUA HORTALIÇA FAVORITA
Para ter sucesso na empreitada, respeite o calendário de plantio (verifique na tabela da próxima página a época recomendada para cada hortaliça). E não deixe as plantas no breu. Quanto mais escuro for o lugar, mais perto da janela as mudas devem ser colocadas.
4. LEMBRE-SE DE REGAR Para saber a frequência, nada melhor do que usar o "dedômetro". Se a terra não estiver seca, deixe o regador no armário. Planta encharcada fica fraca e propensa a ter doenças, como fungos - pratinhos embaixo de vasos, portanto, devem ser abolidos.
5. APOSTE EM REPELENTES NATURAIS
Inseticidas também matam os bichinhos do bem - por exemplo, exterminar as lagartas vai acabar com as borboletas. Além das opções orgânicas, você pode plantar cravo-de-defunto. Outro modo de afastar pragas é atrair passarinhos.


PRAGAS MAIS COMUNS
Cochonilha

Parecida com um besourinho marrom ou uma bolinha de algodão, come os brotos das plantas.
Lagarta
Filhote de borboleta, ela gosta de folhas durinhas, como as da escarola ou da couve-manteiga.

Lesma e caracol Com descrições dispensáveis, também comem flores, além das folhas.
Pulgão
Espécie de formiguinha verde ou preta, detona brotos, folhas, flores e frutas.
Não deixe de consultar o calendário das hortaliças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário