sexta-feira, 4 de abril de 2014

9º ENCONTRO LABORATÓRIO


9º ENCONTRO LABORATÓRIO

Rio de Janeiro, 04 de abril de 2014.

 

Objetivos:

Apresentar reportagens sobre boas ações e notícias positivas sobre a preservação e conscientização da importância do meio ambiente fora e dentro da escola;
Recolher as resenhas sobre Inclusão e educação Inclusiva;
Assistir os vídeos:

1 - 5 Ações que você pode fazer

2 - Carta escrita  do ano de 2070

 Assistir os vídeos e conversamos sobre os conceitos e definições nas diversas áreas do conhecimento sobre o que vem a ser Meio Ambiente. Definir e compreender o que seja ECOSSISTEMA

Não foi possível assistirmos os vídeos, mas a partir das definições pesquisas pelos alunos e alunas discutimos os diversos olhares sobre o tema MEIO AMBIENTE, percebendo a amplitude do assunto. Vimos desde a definição em Biologia até à definição de um Sociólogo. Percebemos que a compreender meio ambiente, vai além do saber, depende do desenvolvimento de posturas, de exercício corretamente ecológico, de uma consciência ecológica. Essa consciência ecológica depende do conhecimento, da apropriação e do emprego deste conhecimento na vida diária, agregando a este saber, valores humanos.

A partir da discussão sobre problemas sociais, econômicos, culturais e ecológicos, os alunos perceberam que o tema meio ambiente "passeia" por todas as áreas do conhecimento, e por esse motivo, é um dos temas transversais dos PCN. Trabalhar este tema é algo imprescindível, mas acima de tudo, se faz necessário conscientizar e aprender fazendo, sensibilizando através de ações no cotidiano da sala de aula, da escola... Em cada possibilidade de exemplificar posturas mais conscientes e responsáveis diante do mundo.

Curiosidade:

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/meioambi.pdf

http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/ambp.html

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao

 http://fundamar.com.br/o-que-e-ecossistema/

 

 

3 - Magda Soares


Observações :

Após os dois primeiros vídeos, continuamos a discussão que teve início na sala de aula com as reportagens trazidas pelos alunos. Muitas reportagens citaram a preocupação de algumas empresas que estão mudando sua postura, transformando assim, a relação de consumo, assim como, o entendimento da necessidade de economia dos recursos e o quanto essa economia, não apenas reverte em lucro para o empresário, como é um grande benefício para todos.

Foi possível perceber que a questão da conscientização de adotar posturas mais conscientes e ecologicamente corretas, influenciam as relações e hábitos/ valores culturais construídos historicamente.

Uma das reportagens interessantes foi sobre o município de Paracambi com seu projeto de Cidade Verde, estendo o mesmo às escolas da região, o que permitirá às crianças, além da aquisição de conhecimentos, vivenciar no seu cotidiano essa nova postura diante do mundo. Postura que se faz imprescindível.

Discutimos sobre o lixo produzido, principalmente o lixo eletrônico; a reciclagem; as questões ideológicas que envolvem o tema; a atuação do greenpeace;  doação de empresas; a coca-cola e as embalagens sustentáveis;apple como líder em energia renovável, acompanhada pelo yahoo, facebook e google; entre outras notícias.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

https://cocacolabrasil.com.br/viva-positivamente/embalagens-sustentaveis/

 http://cocatech.com.br/greenpeace-apple-google-e-facebook-sao-a-lideres-tech-em-energia-renovavel

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário