quinta-feira, 6 de março de 2014

Relatório de Leitura Dirigida



Modelo de Relatório

Instituto de Educação Carmela Dutra
Relatório de Leitura Dirigida ( livro, artigo, poesia, charge, reportagem, receita, letra de música etc)


Nome do aluno (a): _________________________________________
Curso: Formação de Professores  Turma 3001
Data: _____/_____/_____

Informações bibliográficas:
1° - Autor, nome do livro, estado, editora, ano e número de páginas.
Se for artigo, reportagem etc. indicar fonte, autor, ano, editora.

2° - Resumo (aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos).

3° - Aspectos pedagógicos (relação ensino/ aprendizagem – relação com conteúdos disciplinares).
SUGESTÕES
Observação 1: Algumas leituras não são indicadas para a faixa etária que iremos trabalhar. Nestes casos, os aspectos pedagógicos podem ser citados em relação às tendências pedagógicas observadas, em relação à leitura de outros autores da área de educação, em relação a nossa postura enquanto educadores e cidadãos etc.

Observação 2: As leituras que forem adequados à faixa etária do primeiro segmento do Ensino Fundamental e à Educação Infantil podem ter como foco, as questões: Eu utilizaria  em uma turma? Qual modalidade, série, ano? (justifique). Qual a importância para a criança, vivenciar o contato com a arte em suas diversas formas de expressão? Não devemos pensar aqui, só em termos de conteúdo, devemos pensar o ser como um todo, o quanto a arte e a leitura é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança e de todos nós. O que a leitura promove em nós? Ela tem uma função social? Ela possibilidade transformar e repensar a realidade? Ela permite relacionar o cotidiano e a ficção? Qual a importância da criatividade, da ousadia, da autoestima, do medo de não errar, da investigação, da pesquisa, da troca, da valorização da sua cultura, do contato com produções culturais diferentes de suas vivências... No processo de ensino aprendizagem? Essa leitura  promove alguns desses fatores? Essa leitura possibilita o debate, o confronto de outras “leituras”, as leituras de mundo tão citadas por muitos autores? Eu posso, a partir dessa leitura, transformar o texto com a turma? Criar um novo final?Eu percebi possibilidades de trabalhar a partir dessa leitura, alguma atividade em sala que promova esse interesse pela leitura e pela escrita? Como?

Será que o aluno pode ser perceber como escritor? Ele pode interagir com o autor?

Que desdobramento eu daria em sala de aula a partir dessa atividade? (Como? Justifique)

Quais áreas do conhecimento eu poderia trabalhar? (Como?/ Justifique)

Não precisa estar em todos os relatórios, mas é necessário refletir sobre o cotidiano e as possibilidades de realização dessas atividades: Eu contaria a história, faríamos uma roda de leitura na sala e/ou levaria os alunos para o pátio? Ou para a biblioteca? (Dependendo da minha opção, quais seriam as providências a serem tomadas? Quais são os procedimentos?)


4° - Mensagem do livro.


5° - Conclusão (comentário do aluno).

6º - Anexo Texto, Xerox (capa do livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário