22º ENCONTRO PPIP - Rio de Janeiro, 24 de abril de 2014
Estágio Supervisionado
23º ENCONTRO PPIP - Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Objetivos:
Entregar portifólios,
Reorganizar a documentação para as próximas modalidades;
Registrar cronograma de regências.
Observação: Apenas 4 alunos compareceram
sexta-feira, 25 de abril de 2014
12º ENCONTRO LABORATÓRIO III
12º ENCONTRO LABORATÓRIO III
12º ENCONTRO LABORATÓRIO III
CONTINUAÇÃO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRENDENDO A VALORIZAR AS DIFERENÇAS
Analisar os processos de ensino-aprendizagem na inclusão educacional e atividades inclusivas que possam valorizar e respeitar o tempo do educando
Elaborar materiais acessíveis para os principais tipos de deficiências.
Partilhar suas próprias experiências e riquezas individuais e propor grupos de estudos sobre como aproveitá-las
no processo ensino-aprendizagem.
Refletir sobre as especificidades da avaliação no contexto das escolas inclusivas.
ATIVIDADES
Propor atividades lúdicas para os principais tipos de deficiências.
Analisar a teoria e a prática inclusiva na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na escola regular.
Observar se as escolas apresentam aspectos para o desenvolvimento de uma proposta inclusiva, como currículos, espaços físicos, organização escolar e os processos de avaliação do aprendizado do aluno.
obs.:O Milagre de Anne Sullivan. Estados Unidos, 1962, duração: 1h 47 min. Direção: Arthur Penn.
O filme conta a história de Anne Sullivan, uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e
muda, se adapte e entenda as coisas que a cercam. Para isso entra em confronto com os pais da menina, que sempre
sentiram pena da filha e a mimaram sem nunca terem lhe ensinado algo nem a tratado como qualquer criança.
Endereço eletrônico (URL): http://www.apaerj.org.br/artigo.phtml?a=3478
Descrição: A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza no
seu site informações atuais sobre atendimentos para pais, professores e alunos.
Endereço eletrônico (URL): http://ihainforma.wordpress.com/
Descrição: O Instituto Municipal Helena Antipoff oferece uma página virtual com orientações para professores aturarem
na Educação Especial e Inclusiva.
Título: Eugénio, o génio das palavras - Versão 2
Descrição: O Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que
completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de
palavras que são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas
com limitações motoras. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão
(ESTIG) de Beja, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia
Cerebral de Beja (CPCB). A utilização do programa é gratuita para uso particular. Esta aplicação foi desenvolvida no
âmbito do projeto CAPE (Comunicação Aumentativa em Português Europeu) e financiado pelo programa CITE IV do
Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.
Endereço eletrônico: http://www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio/
Endereço eletrônico (URL): http://www.apaerj.org.br/artigo.phtml?a=3478
Descrição: A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza no
seu site informações atuais sobre atendimentos para pais, professores e alunos.
12º ENCONTRO LABORATÓRIO II
12º ENCONTRO LABORATÓRIO II
CONTINUAÇÃO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES
DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita
Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de linguagem presentes no convívio social.
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e disposições favoráveis às práticas de leitura.
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes alfabetizadores.
Refletir coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam compor ambientes
alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas diferentes linguagens.
ATIVIDADES
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e objetivos do autor da obra.
obs.:
TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: Uma Proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
MIRANDA, S. Escrever é divertido. Atividades lúdicas de criação literária. Campinas: Papirus, 1999.
Curta metragem :
A menina que odiava livros, Canadá, 2006, direção: Jo Meuris, duração: 7min 21seg. Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11870
Este curta-metragem é uma adaptação de um livro paradidático e conta a história de uma menina que quando lê se
encanta com o mundo da leitura.
12º ENCONTRO LABORATÓRIO I
12º ENCONTRO LABORATÓRIO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Objetivos:
Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO
Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz
de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica
e consciente de seu papel de estar no mundo.
Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais..
Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização ambiental.
Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas tecnológicas como suporte de atividades
pedagógicas.
Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que estimulem a conscientização ambiental.
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo pedagógico.
Realizar diversos experimentos para compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de energia, observação de plantio e outros.
Dividir a turma em grupos
Propostas (surgidas na turma):
Horta
Terrário
Campanha Desapega - Feira de Troca
Outros: Pesquisa e experimentação com forma de energia - Procurar a Professora de Física/ O Lixo etc.
Cultura
:DESCOBRINDO E VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL
Reconhecer a educação como um espaço multicultural.
Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional, considerando a identidade brasileira desde o
período colonial até os dias de hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e
europeia na constituição da identidade nacional.
Reconhecer e valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em nossa cultura
ATIVIDADES
Construir um mapa/roteiro das principais manifestações regionais presentes no entorno social de uma escola.
Observação - Só compareceram 5 alunos
Stefane, Camila Paura, Carlos, Yasmin e Ellen
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