sexta-feira, 28 de março de 2014
8º ENCONTRO LABORATÓRIO
8º ENCONTRO LABORATÓRIO
Rio de Janeiro, 28 de março de 2014.
Objetivos:
Construir uma história coletiva a partir de objetos trazidos pelos alunos e alunas;
Listar aspectos que trabalhamos na proposta de construção de texto;
Confrontar e discutir sobre as definições de ecossistema e meio ambiente;
Conceituar letramento.
Desenvolvimento
1º Realizamos a atividade "Uma bolsa de história". - Cada aluno e aluna colocou em uma grande bolsa, objetos que trouxeram. Após, recolher todos os objetos da bolsa, foi proposta uma atividade. Construir uma história a partir dos objetos. Dispostos em roda, cada aluno tiraria um objeto da bolsa. O primeiro iniciaria a história a partir do objeto retirado (sem olhar na bolsa), sendo a história construída através da bolsa com os variados objetos que precisariam ser incluídos na história.
Observação - Foi uma história divertida e ao mesmo tempo, trágica. Os alunos brincaram bastante com a imaginação e percebemos que em alguns momentos, faltou uma costura entre os fatos que eram narrados para compor o texto.Houve uma grande preocupação com os objetos, mas nem sempre com o sentido da história.Rimos muito, pois parecia até novela daquela certa emissora rs. Observamos também o quanto as vivências, leituras de mundo influenciam na história, ou seja, o meio social, a bagagem cultural aparece não apenas na história, enredo, mas também, na composição do "cenário" dessa história, assim como, nos aspectos psíquicos, valores etc.
Além dessa atividade favorecer a ampliação de vocabulário, tivemos a necessidade de trabalhar o "articular" ideias diversas em um todo significativo. ter coerência, coesão... Costurar o texto. Tarefa difícil quando estamos em grupo, mas possível de ser realizada se temos o hábito da leitura. O que talvez, tenha faltado o grupo. Imaginação não foi problema, pelo contrário. A imaginação correu solta, assim como os sorrisos e assombros! Muitos alunos se espantavam a cada acontecimento e esperavam as falas dos colegas que davam continuidade ao enredo. Alguns tentavam antecipar o texto, tomando a frente da fala do colega, assim como fazemos ao ler. Quando lemos conversamos com o autor, antecipamos e/ou supomos ações das personagens, aferimos situações, desfechos etc. Interpretamos, argumentamos... Nossa atitude nunca é passiva, ou melhor, não deveria ser!
Foi uma ótima atividade!!!
Texto:
(REGISTRAR O TEXTO - NOME DA HISTÓRIA E AUTORES/ TURMA 3001)
2º Vídeos:
5 Ações que você pode fazer
Carta escrita do ano de 2070
Assistir os vídeos e conversamos sobre os conceitos e definições nas diversas áreas do conhecimento sobre o que vem a ser Meio Ambiente. Definir e compreender o que seja ECOSSISTEMA
Não foi possível assistirmos os vídeos, mas a partir das definições pesquisas pelos alunos e alunas discutimos os diversos olhares sobre o tema MEIO AMBIENTE, percebendo a amplitude do assunto. Vimos desde a definição em Biologia até à definição de um Sociólogo. Percebemos que a compreender meio ambiente, vai além do saber, depende do desenvolvimento de posturas, de exercício corretamente ecológico, de uma consciência ecológica. Essa consciência ecológica depende do conhecimento, da apropriação e do emprego deste conhecimento na vida diária, agregando a este saber, valores humanos.
A partir da discussão sobre problemas sociais, econômicos, culturais e ecológicos, os alunos perceberam que o tema meio ambiente "passeia" por todas as áreas do conhecimento, e por esse motivo, é um dos temas transversais dos PCN. Trabalhar este tema é algo imprescindível, mas acima de tudo, se faz necessário conscientizar e aprender fazendo, sensibilizando através de ações no cotidiano da sala de aula, da escola... Em cada possibilidade de exemplificar posturas mais conscientes e responsáveis diante do mundo.
Curiosidade:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/meioambi.pdf
http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/ambp.html
http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao
http://fundamar.com.br/o-que-e-ecossistema/
No planeta Terra existem vários tipos de ecossistema
A palavra ecossistema foi utilizada pela primeira vez no ano de 1935,
pelo ecólogo inglês Arthur George Tansley. Ele utilizou esse termo para
descrever uma unidade em que componentes bióticos e abióticos interagem entre si formando um sistema em equilíbrio. Ficou confuso? Então iremos lhe explicar de outra forma.
Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os
componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e
geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura,
nutrientes etc. Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos,
como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazônica,
mas independente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os componentes bióticos e os componentes abióticos.
Para você entender melhor o que é um ecossistema, vamos tomar como exemplo um lago.
Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem
Em
um lago podemos encontrar organismos capazes de realizar a
fotossíntese, como os vegetais encontrados no fundo e nas margens, e as
algas microscópicas encontradas na superfície da água. Nesse lago também
vivem caramujos e peixes herbívoros (que comem somente vegetais) que se
alimentam de restos de plantas, enquanto outros peixes carnívoros (que
se alimentam de outros seres vivos) comem os caramujos e os peixes
herbívoros. Algumas aves, como as garças, que ficam na margem do lago,
alimentam-se dos peixes e também de rãs que vivem naquele local.
Como vimos, nesse lago todos os organismos, de alguma maneira, dependem uns dos outros. Os caramujos e os peixes
herbívoros dependem da vegetação, os peixes carnívoros dependem dos
caramujos e peixes herbívoros, e as aves dependem tanto dos peixes
quanto das rãs que ali vivem.
Componentes bióticos e abióticos do lago
Mas você deve estar se perguntando, quais são os componentes bióticos e abióticos desse lago? Os componentes bióticos desse lago são os vegetais e todos os outros seres vivos que ali estão. Já os componentes abióticos são:
→ Luz: necessária às plantas para a fotossíntese, lembrando que é a partir da fotossíntese que os vegetais produzem o oxigênio;
→ Oxigênio: utilizado pelos peixes e demais organismos do lago;
→ Temperatura da água: quando
a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido nela diminui,
provocando a morte de muitos organismos. Isso deixa a água mais turva,
impedindo a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese
pelos vegetais. Como os vegetais não fazem fotossíntese, o oxigênio não é
produzido e mais organismos morrem;
→ Rochas e lama no fundo e nas margens do lago que servem de esconderijo para alguns organismos;
→ Sais minerais: dissolvidos na água, esses sais são importantes para os organismos que ali vivem.
Através do exemplo dado acima, podemos então definir ecossistema como o conjunto formado pelos organismos vivos e pelos componentes abióticos que atuam sobre estes organismos.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
Graduada em Biologia
Magda Soares
Não conseguimos passar o vídeo.
Combinamos para o próximo encontro:
- trazer reportagens com soluções e/ou boas ações em defesa do meio ambiente.
- trazer resenha sobre o texto que fala de inclusão e educação inclusiva.
- material do potinho para a sensibilização do texto "Quando a escola é de vidro"
Surgiu na sala um interesse de fazer uma horta no segundo bimestre.
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