Madureira é um bairro de importância extrema para o Rio de Janeiro, por razões já conhecidas, principalmente as culturais. E falar dessa “cidade” chamada Madureira (Zona Norte do RJ) em uma única publicação é desrespeitar as suas tradições.
Então vamos a mais um capítulo.
Andando pelo bairro e olhando para o alto, vamos ter grata surpresa de vermos, 360 degraus acima, a Capela de São José das Pedras (São José de Madureira). Uma construção datada entre os anos de 1901 e 1904 e sendo reconstruída em 1931.
E segundo o que contam, alguns caçadores no fim do século subiram o morro para buscar proteção contra a chuva e lá encontraram a imagem de São José sobre uma pedra. Acreditaram estarem diante de um milagre e partir desse “acontecimento” se inicio a devoção ao local.
Os moradores de Madureira se orgulham em dizer que São José das Pedras tem um degrau a mais que a Igreja da Penha, também na Zona Norte (a escadaria foi construída em 1978) e por isso também é um ponto turístico importante (apesar de infelizmente não estar no roteiro) que deve ser visitado.
Para os fieis, a capela de São José das Pedras é um recanto de luz e paz.