A terceira etapa é chamada de "Realismo Intelectual", e quando a criança representa objetos pelo seu conhecimento intelectual, ela reproduz objetos que vê e também os que estão ausentes. Dá transparência à alguns objetos desenhando o que está dentro do corpo ou de uma casa, por exemplo. Usam legendas e nessa etapa também conseguem representar distâncias, profundidade e posições organizando os objetos no espaço usando uma base de referência.
Maria Eduarda- 5 anos
Realismo Intelectual
Camilly- 4 anos
Realismo Intelectual
Transparência no desenho
Fabio- 5 anos
Realismo Intelectual
A quarta etapa é o " Realismo Visual" , nela a criança desenha e representa o que vê.
Vários
pesquisadores estudaram, classificaram e analisaram o desenho infantil,
entretanto não diferenciaram muito de Luquet e Lowenfeld, as fases e os
estágios definidos não devem ser vistos de maneira rígida, devemos
levar em conta as especificidades de cada criança e suas
experiências vividas. Essas definições do desenho servem para que
possamos compreendê-las e entender seu desenvolvimento, ou seja, esses
estudos nos mostram que as crianças têm sua maneira própria de se
expressar, de pensar, de registrar seus desejos, emoções, pensamentos.
Cabe a nós educadores portanto, entendê-las e respeitá-las propiciando a
elas oportunidades de expressão, criação e experimentação.
Referência Bibliográfica
LOWENFELD, V.; BRITAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou. 1977.
LUQUET, G. H. O Desenho Infantil. Porto: Editora do Minho, 1969.
PERONDI, D. Processo de alfabetização e desenvolvimento do grafismo infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2001
MOGNOL, L. T.; PILLOTO, S. S. D.; SILVA, M. K.,Grafismo Infantil: linguagem do desenho. UNIVILLE. 2004
http://rodadeinfancia.blogspot.com.br
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