Modelo de Relatório
Instituto de Educação Carmela
Dutra
Relatório de Filme - Teatro
Nome do aluno (a):
_________________________________________
Curso: Formação de
Professores Turma 3001
Data: _____/_____/_____
Título do filme:
____________________________________________________________
Professor que indicou:
_______________________________________________________
1° - Resumo do Filme ou Peça
(aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos).
2° - Aspectos pedagógicos
(relação ensino/aprendizagem - relação com conteúdos disciplinares).
SUGESTÕES
Observação
1: Alguns filmes não são indicados para a faixa etária que iremos trabalhar.
Nestes casos, os aspectos pedagógicos podem ser citados em relação às
tendências pedagógicas observadas, em relação à leitura de outros autores da
área de educação, em relação a nossa postura enquanto educadores e cidadãos
etc.
Observação
2: Os filmes que forem adequados à faixa etária do primeiro segmento do Ensino
Fundamental e à Educação Infantil podem ter como foco, as questões: Eu
utilizaria este filme em uma turma? Qual modalidade, série, ano? (justifique).
Qual a importância para a criança, vivenciar o contato com a arte em suas
diversas formas de expressão? Não devemos pensar aqui, só em termos de conteúdo,
devemos pensar o ser como um todo, o quanto a arte é importante para o
crescimento e desenvolvimento da criança e de todos nós. O que a arte promove
em nós? Ela tem uma função social? Ela possibilidade transformar e repensar a
realidade? Ela permite relacionar o cotidiano e a ficção? Qual a importância da
criatividade, da ousadia, da autoestima, do medo de não errar, da investigação,
da pesquisa, da troca, da valorização da sua cultura, do contato com produções
culturais diferentes de suas vivências... No processo de ensino aprendizagem?
Esse filme ou peça teatral promove alguns desses fatores? Eu percebi
possibilidades de trabalhar a partir dessa atividade cultural, alguma atividade
em sala que promova esse crescimento?
Que
desdobramento eu daria em sala de aula a partir dessa atividade? (Como?
Justifique)
Quais
áreas do conhecimento eu poderia trabalhar? (Como?/ Justifique)
Não
precisa estar em todos os relatórios, mas é necessário refletir sobre o
cotidiano e as possibilidades de realização dessas atividades: Eu passaria o
filme na sala e/ou levaria os alunos para o cinema? (Dependendo da minha opção,
quais seriam as providências a serem tomadas? Quais são os procedimentos?)
3°
- Mensagem do Filme ou Peça.
4°- Comentário do aluno
enquanto apreciador da atividade cultural.
5º - Anexo Comprovação foto,
xerox da entrada etc.