12º ENCONTRO LABORATÓRIO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Objetivos:
Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO
Compreender o ser humano como uma unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz
de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer, agir e interagir com o ambiente de maneira crítica
e consciente de seu papel de estar no mundo.
Identificar práticas de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais fatos.
ATIVIDADES
Construir, em grupos distintos, um projeto interdisciplinar que atenda às questões socioambientais..
Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização ambiental.
Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas tecnológicas como suporte de atividades
pedagógicas.
Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que estimulem a conscientização ambiental.
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo pedagógico.
Realizar diversos experimentos para compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de energia, observação de plantio e outros.
Dividir a turma em grupos
Propostas (surgidas na turma):
Horta
Terrário
Campanha Desapega - Feira de Troca
Outros: Pesquisa e experimentação com forma de energia - Procurar a Professora de Física/ O Lixo etc.
Cultura
:DESCOBRINDO E VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL
Reconhecer a educação como um espaço multicultural.
Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional, considerando a identidade brasileira desde o
período colonial até os dias de hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e
europeia na constituição da identidade nacional.
Reconhecer e valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em nossa cultura
ATIVIDADES
Construir um mapa/roteiro das principais manifestações regionais presentes no entorno social de uma escola.
Observação - Só compareceram 5 alunos
Stefane, Camila Paura, Carlos, Yasmin e Ellen
Nenhum comentário:
Postar um comentário