12º ENCONTRO LABORATÓRIO II
CONTINUAÇÃO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2014
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos temáticos dos laboratórios
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES
DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita
Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de linguagem presentes no convívio social.
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e disposições favoráveis às práticas de leitura.
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes alfabetizadores.
Refletir coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam compor ambientes
alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas diferentes linguagens.
ATIVIDADES
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e objetivos do autor da obra.
obs.:
TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: Uma Proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
MIRANDA, S. Escrever é divertido. Atividades lúdicas de criação literária. Campinas: Papirus, 1999.
Curta metragem :
A menina que odiava livros, Canadá, 2006, direção: Jo Meuris, duração: 7min 21seg. Disponível em http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11870
Este curta-metragem é uma adaptação de um livro paradidático e conta a história de uma menina que quando lê se
encanta com o mundo da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário