15º ENCONTRO
Rio de Janeiro, 16 de maio de 2014.
Objetivos:
Entregar trabalhos e notas dos Laboratórios;
Registrar as metas e atividades para o bimestre.
Desenvolvimento:
Após entrega de trabalhos e notas, apresentar os eixos
temáticos dos laboratórios
Vida e Natureza
DESCOBRINDO NOSSA
IDENTIDADE DE PERTENÇA NO MUNDO
Compreender o ser humano como uma unidade complexa e
integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar
consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Organizar atividades que desenvolvam a prática de conhecer,
agir e interagir com o ambiente de maneira crítica e consciente de seu papel de
estar no mundo.
Identificar práticas
de agressão ao ecossistema e de se posicionar criticamente diante de tais
fatos.
ATIVIDADES
A)
Construir, em grupos distintos, um projeto
interdisciplinar que atenda às questões socioambientais:
*Criar jogos e brincadeiras que estimulem a conscientização
ambiental. Apresentar possibilidades de exploração das diversas ferramentas
tecnológicas como suporte de atividades pedagógicas. 4,0 (individual) 3 unidades
*Pesquisar sítios com atividades e jogos educativos que
estimulem a conscientização ambiental. 1,0
Reconhecer a importância da pesquisa científica no processo
pedagógico.
B) Realizar diversos experimentos para
compreender o ecossistema, como construção de terrário, sistema de produção de
energia, observação de plantio e outros.
*Dividir a turma em grupos (2 grupos para uma atividade)
Propostas (surgidas na turma):Horta, Terrário, Feira de
troca, reciclagem de papel e minhocário 5,0
Ponto extra – Saerjinho
– 0,5
Cultura
DESCOBRINDO E
VALORIZANDO NOSSA IDENTIDADE CULTURAL
Reconhecer a educação como um espaço multicultural.
Construir uma árvore genealógica de nossa cultura regional,
considerando a identidade brasileira desde o período colonial até os dias de
hoje.
Compreender e reconhecer as diversas formas de influência
das culturas indígena, afro-brasileira, quilombola e europeia na constituição
da identidade nacional.
Reconhecer e
valorizar, por meio de experiências práticas, manifestações culturais de origem
indígena, afro brasileira, quilombola e européia relacionando-as com as
diferentes identidades regionais.
Construir um mapa de imagem da presença dos quilombolas em
nossa cultura
ATIVIDADE – Trabalho de grupo 8,0
Passos:
1)
Pesquisa -
conceito de patrimônio
2)
Pesquisa História sobre o Bairro de Madureira e
alguns lugares do bairro, construções, pessoas, famílias que contam sua
história ( Inclusive a própria família dos alunos do grupo) através de
documentos, revistas, receitas, cartas, fotos e entrevistas.
3)
Resgatar a história do IECD relacionando-a a
história do bairro.
4)
Elaborar uma atividade para o Ensino Fundamental
ou Educação Infantil, simulando que você trabalha numa turma cuja maioria dos
alunos mora no bairro de Madureira.
O objetivo maior deste trabalho é percebermos
que todos somos seres históricos, sujeitos. Que o trabalho realizado nas
classes de Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental
precisa trabalhar e sensibilizar a criança para o resgate da sua própria
história, sua identidade cultural, perceber-se fazendo parte da história e
valorizar tanto o patrimônio histórico do seu bairro, quanto sua história de
vida, saberes próprios da localidade e etc, ou seja, seu patrimônio cultural.
Presença e participação – 1,5
Saerjinho – 0,5
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES
DOMÍNIO DOS
CÓDIGOS DE LINGUAGENS E AMBIENTES ALFABETIZADORES
Identificar e utilizar diversos gêneros textuais para
desenvolver atitudes práticas de leitura e escrita
Produzir atividades que evidenciem os diversos códigos de
linguagem presentes no convívio social.
Vivenciar espaços socioculturais que desenvolvam atitudes e
disposições favoráveis às práticas de leitura.
Trabalhar com a literatura infantil e com outras linguagens
na apresentação e representação de histórias no contexto dos ambientes
alfabetizadores.
Refletir
coletivamente sobre a utilização dos materiais didático-pedagógicos que possam
compor ambientes alfabetizadores, consolidando aspectos interdisciplinares nas
diferentes linguagens.
ATIVIDADES - sugestões
elaboração de técnica para contação de história. Coleção da Ruth Rocha
Elaboração do Recurso – 4,0
Contação – 4,0
Saerjinho – 0,5
Participação e presença– 1,5
Leitura de uma obra infantil e socialização das impressões e
objetivos do autor da obra.
obs.:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRENDENDO A
VALORIZAR AS DIFERENÇAS
Analisar os processos de ensino-aprendizagem na inclusão
educacional e atividades inclusivas que possam valorizar e respeitar o tempo do
educando
Elaborar materiais acessíveis para os principais tipos de
deficiências.
Partilhar suas próprias experiências e riquezas individuais
e propor grupos de estudos sobre como aproveitá-las no processo
ensino-aprendizagem.
Refletir sobre as especificidades da avaliação no contexto
das escolas inclusivas.
ATIVIDADES – GRUPO Trabalho Escrito 8,0
Contendo:
1 - Relatório da escola de estágio
Observar se as escolas apresentam aspectos para o
desenvolvimento de uma proposta inclusiva, como currículos, espaços físicos,
organização escolar e os processos de avaliação do aprendizado do aluno. Relato e foto
2 - Propor atividades lúdicas para os principais tipos de
deficiências. Registro escrito e ilustrativo
Pesquisa sobre recursos e atividades para os principais
tipos de deficiências
3 - Analisar a teoria e a prática inclusiva na Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na escola regular. Análise
Apoio para consulta
Participação e Presença 1,5
Saerjinho 0,5