9º ENCONTRO LABORATÓRIO
CONT. II
CONVERSAMOS SOBRE A POSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE LIVROS INFANTIS CONFECCIONADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS
sexta-feira, 4 de abril de 2014
9º ENCONTRO LABORATÓRIO cont. 1
9º ENCONTRO LABORATÓRIO
CONTINUAÇÃO
A partir dos dois vídeos, discutimos as implicações que o desequilíbrio ecológico, causado pelo homem pode trazer para a humanidade: modificações genéticas, doenças, guerras, fome etc.
A turma demonstrou interesse em realizar atividades para o próximo bimestre em forma de pequenos projetos:
horta
lanche saudável
feira de troca
CONTINUAÇÃO
A partir dos dois vídeos, discutimos as implicações que o desequilíbrio ecológico, causado pelo homem pode trazer para a humanidade: modificações genéticas, doenças, guerras, fome etc.
A turma demonstrou interesse em realizar atividades para o próximo bimestre em forma de pequenos projetos:
horta
lanche saudável
feira de troca
9º ENCONTRO LABORATÓRIO
9º ENCONTRO LABORATÓRIO
Rio de Janeiro, 04 de abril de 2014.
Objetivos:
Apresentar reportagens sobre boas ações e notícias positivas sobre a preservação e conscientização da importância do meio ambiente fora e dentro da escola;Recolher as resenhas sobre Inclusão e educação Inclusiva;
Assistir os vídeos:
1 - 5 Ações que você pode fazer
2 - Carta escrita do ano de 2070
Assistir os vídeos e conversamos sobre os conceitos e definições nas diversas áreas do conhecimento sobre o que vem a ser Meio Ambiente. Definir e compreender o que seja ECOSSISTEMA
Não foi possível assistirmos os vídeos, mas a partir das definições pesquisas pelos alunos e alunas discutimos os diversos olhares sobre o tema MEIO AMBIENTE, percebendo a amplitude do assunto. Vimos desde a definição em Biologia até à definição de um Sociólogo. Percebemos que a compreender meio ambiente, vai além do saber, depende do desenvolvimento de posturas, de exercício corretamente ecológico, de uma consciência ecológica. Essa consciência ecológica depende do conhecimento, da apropriação e do emprego deste conhecimento na vida diária, agregando a este saber, valores humanos.
A partir da discussão sobre problemas sociais, econômicos, culturais e ecológicos, os alunos perceberam que o tema meio ambiente "passeia" por todas as áreas do conhecimento, e por esse motivo, é um dos temas transversais dos PCN. Trabalhar este tema é algo imprescindível, mas acima de tudo, se faz necessário conscientizar e aprender fazendo, sensibilizando através de ações no cotidiano da sala de aula, da escola... Em cada possibilidade de exemplificar posturas mais conscientes e responsáveis diante do mundo.
Curiosidade:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/meioambi.pdf
http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/ambp.html
http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao
http://fundamar.com.br/o-que-e-ecossistema/
3 - Magda Soares
Observações :
Após os dois primeiros vídeos, continuamos a discussão que teve início na sala de aula com as reportagens trazidas pelos alunos. Muitas reportagens citaram a preocupação de algumas empresas que estão mudando sua postura, transformando assim, a relação de consumo, assim como, o entendimento da necessidade de economia dos recursos e o quanto essa economia, não apenas reverte em lucro para o empresário, como é um grande benefício para todos.
Foi possível perceber que a questão da conscientização de adotar posturas mais conscientes e ecologicamente corretas, influenciam as relações e hábitos/ valores culturais construídos historicamente.
Uma das reportagens interessantes foi sobre o município de Paracambi com seu projeto de Cidade Verde, estendo o mesmo às escolas da região, o que permitirá às crianças, além da aquisição de conhecimentos, vivenciar no seu cotidiano essa nova postura diante do mundo. Postura que se faz imprescindível.
Discutimos sobre o lixo produzido, principalmente o lixo eletrônico; a reciclagem; as questões ideológicas que envolvem o tema; a atuação do greenpeace; doação de empresas; a coca-cola e as embalagens sustentáveis;apple como líder em energia renovável, acompanhada pelo yahoo, facebook e google; entre outras notícias.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
https://cocacolabrasil.com.br/viva-positivamente/embalagens-sustentaveis/
http://cocatech.com.br/greenpeace-apple-google-e-facebook-sao-a-lideres-tech-em-energia-renovavel
17º ENCONTRO PPIP
17º ENCONTRO PPIP
Rio de Janeiro, 04 de abril de 2014.
2 tempos
Objetivos:
Conversar sobre o estágio;
Orientar sobre o registro na folha de frequência;
Orientar a importância e o cuidado com o uso das palavras no diário de bordo;
Realizar o levantamento de calendário para término e previsão de regência.
O que é um diário de bordo? Que se escreve num diário de bordo? Para que
serve? Que forma tem?
Um diário de bordo é de fato o diário do que se passa a bordo, neste caso não
de um navio, mas da experiência que estamos vivendo, ou seja, a vivência
de quem o escreve.
Pode ser um registro cartográfico do que se fez ou por onde se andou (como
chegou à escola, como se sentiu no primeiro dia no espaço escolar, se conheceu
outras dependências, se a escola tem um espaço físico adequado, no caso, se a
sala de aula para a quantidade de alunos etc); pode ser uma coleção de
"notas breves" sobre os atrativos de cada terra ou paragem ou
momento forte ( na escola podemos perceber se há murais, se o ambiente é
agradável, se há trabalhos dos alunos expostos, como a sala é organizada etc. A
relação entre a turma, a relação da turma com a professora; se a escola oferece
outras atividades, por exemplo: arte, educação física; se há espaços como
quadra, sala de vídeo, sala de informática, biblioteca, se os alunos
utilizam esses espaços etc.
Pode ser
uma lista de recados a si próprio, de afazeres no seu dia-a-dia a bordo; pode
ser um conjunto de cartas mandadas ou rascunhadas que contam novidades,
felicidades, tédios e visões. (Na escola você tem feito o quê? Como tem
interagido? O que percebe durante as atividades desenvolvidas? Como você faria?
Cite ideias, pesquise possibilidades e registre também as situações de ensino e
aprendizagem, de relação que são positivas e que te ajudam a perceber caminhos
para a ação pedagógica).
Pode ter fotos dos lugares e paisagens, dos momentos interessantes ( modelos de
atividades, trabalhos das crianças, bilhetinhos, fotos etc.)
Quando se está a bordo (de qualquer navio, viagem ou experiência) se tem muitas
visões.
Sem fantasia ninguém navega, sem imaginação não há caminho marítimo para lado
nenhum. Um diário de bordo pode ser também um projeto do próximo passo, do que
eu poderia fazer diferente.
O diário desta viagem refere-se portanto apenas a uma pessoa: NAVEGANTE. Faz-se
interpretações do que se vai passando a bordo deste navio que é a escola, cujos
navegantes carregam suas diversas bagagens, assim como você, a caminho da
descoberta, da troca, da aprendizagem e da construção de novos conhecimentos...
Em busca de outros mares!
É como se o viajante descrevesse a viagem que se passa dentro e fora dele.
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