Madureira
O nome do bairro vem de Lourenço Madureira que, no século XIX, era lavrador e criador de gado em terras da antiga Fazenda do Campinho, existente desde o início do século XVII.
No virada do século XIX para o século XX, Madureira já tinha se tornado um importante eixo ferroviário com a inauguração das estações de Madureira (1890), na antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II, e de Inharajá (1908) – atual estação Mercado de Madureira ou Magno -, na antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (linha auxiliar). Em 1958, com a inauguração do viaduto Negrão de Lima, foram interligadas as áreas do bairro separadas pelos ramais da linha férrea.
Madureira se consolidaria como centro comercial dos subúrbios com a construção do Mercado de Madureira (1914), que, durante boa parte do século XX, foi o maior centro de distribuição de alimentos da região. Após sofrer um incêndio, em 2000, o “Mercadão” de Madureira ressurgiu modernizado.
Madureira é uma referência significativa para a cultura carioca, não apenas no que se refere à musica – abriga a escola de samba Império Serrano, fundada em 1947, e o tradicional Jongo do Morro da Serrinha –, mas, também, ao futebol. O antigo Madureira Atlético Clube, o “tricolor suburbano”, revelou grandes jogadores como Didi, Jair da Rosa Pinto, Evaristo, entre outros.
Hoje, Madureira destaca-se como um importante centro funcional dos subúrbios, com intensa área comercial nas ruas Carvalho de Souza, Carolina Machado e Estrada do Portela, destacando-se shoppings como o “Tem Tudo”, Polo 1, o Shopping São Luiz e o moderno Madureira Shopping Rio.
Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br
|
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
ORIGEM DO BAIRRO DE MADUREIRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário