Modelo de Relatório
Instituto
de Educação Carmela Dutra
Relatório
de Leitura Dirigida ( livro, artigo, poesia, charge, reportagem, receita, letra
de música etc)
Nome
do aluno (a): _________________________________________
Curso:
Formação de Professores Turma 3001
Data:
_____/_____/_____
Informações
bibliográficas:
1°
- Autor, nome do livro, estado, editora, ano e número de páginas.
Se
for artigo, reportagem etc. indicar fonte, autor, ano, editora.
2°
- Resumo (aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos).
3°
- Aspectos pedagógicos (relação ensino/ aprendizagem – relação com conteúdos
disciplinares).
SUGESTÕES
Observação
1: Algumas leituras não são indicadas para a faixa etária que iremos trabalhar.
Nestes casos, os aspectos pedagógicos podem ser citados em relação às
tendências pedagógicas observadas, em relação à leitura de outros autores da
área de educação, em relação a nossa postura enquanto educadores e cidadãos
etc.
Observação
2: As leituras que forem adequados à faixa etária do primeiro segmento do
Ensino Fundamental e à Educação Infantil podem ter como foco, as questões: Eu
utilizaria em uma turma? Qual
modalidade, série, ano? (justifique). Qual a importância para a criança,
vivenciar o contato com a arte em suas diversas formas de expressão? Não
devemos pensar aqui, só em termos de conteúdo, devemos pensar o ser como um
todo, o quanto a arte e a leitura é importante para o crescimento e desenvolvimento
da criança e de todos nós. O que a leitura promove em nós? Ela tem uma função
social? Ela possibilidade transformar e repensar a realidade? Ela permite
relacionar o cotidiano e a ficção? Qual a importância da criatividade, da
ousadia, da autoestima, do medo de não errar, da investigação, da pesquisa, da
troca, da valorização da sua cultura, do contato com produções culturais
diferentes de suas vivências... No processo de ensino aprendizagem? Essa
leitura promove alguns desses fatores?
Essa leitura possibilita o debate, o confronto de outras “leituras”, as
leituras de mundo tão citadas por muitos autores? Eu posso, a partir dessa
leitura, transformar o texto com a turma? Criar um novo final?Eu percebi
possibilidades de trabalhar a partir dessa leitura, alguma atividade em sala
que promova esse interesse pela leitura e pela escrita? Como?
Será
que o aluno pode ser perceber como escritor? Ele pode interagir com o autor?
Que
desdobramento eu daria em sala de aula a partir dessa atividade? (Como? Justifique)
Quais
áreas do conhecimento eu poderia trabalhar? (Como?/ Justifique)
Não
precisa estar em todos os relatórios, mas é necessário refletir sobre o
cotidiano e as possibilidades de realização dessas atividades: Eu contaria a
história, faríamos uma roda de leitura na sala e/ou levaria os alunos para o
pátio? Ou para a biblioteca? (Dependendo da minha opção, quais seriam as
providências a serem tomadas? Quais são os procedimentos?)
4°
- Mensagem do livro.
5°
- Conclusão (comentário do aluno).
6º
- Anexo Texto, Xerox (capa do livro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário