RIO DE JANEIRO,
22 DE AGOSTO DE 2014
12º ENCONTRO DE PPIP
2 TEMPOS
OBJETIVOS
ENTREGAR
DE PLANILHAS
ENTREGAR
MATERIAL ORIGINAL (ATESTADOS DE CONCLUSÃO)
ORGANIZAR
PLANILHA DE REGÊNCIA
RECOLHER
MATERIAL PARA DAR ENTRADA NAS PRÓXIMAS MODALIDADES NA 5ªCRE
ORIENTAR
ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA PARA REGÊNCIA
10º ENCONTRO LABORATÓRIO
4 TEMPOS
OBJETIVOS
ASSISTIR
AO VÍDEO JOGO DE XADREZ
DISCUTIR SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO PRECONCEITO
RACIAL E OUTRAS TEMÁTICAS: O ESPORTE COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL,
A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO INDEPENDENTE DA COR, A NEGAÇÃO DA RELIGIOSIDADE
AFRO, A RUPTURA COM A IDEIA DE UM DESTINO PRÉ DETERMINADO PARA CADA “COR DE
PELE”
Trecho do blog
Como estamos estudando em nossas aulas, tratar da história do negro após
a abolição é uma questão complicada, primeiro porque há um silêncio que quase
fez desaparecerem os negros da história recente do Brasil.
Poderíamos afirmar que há um certo branqueamento epistemológico, trazendo para a escrita da história os projetos dos intelectuais racistas da virada do século XIX para o XX.
Poderíamos afirmar que há um certo branqueamento epistemológico, trazendo para a escrita da história os projetos dos intelectuais racistas da virada do século XIX para o XX.
Um exemplo de
intelectual que defendia o branqueamento está em João Batista Lacerda, diretor
do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que em 1911 apresentou uma tese no I
Congresso Internacional das Raças, em Paris, intitulada "Sur les métis
au Brésil", onde prognosticava que o Brasil negro daquele período
seria transformado em um país cada vez mais branco no futuro. Usando uma
pintura de Modesto Brocos afirmava que (SCHWARCZ, 2000: 31):
"o Brasil mestiço de hoje tem no branqueamento em um século sua
perspectiva, saída e solução"
|
Em segundo lugar, uma visão equivocada de que uma história dos negros
venha alimentar uma falsa ideia de raça, já que ela não
existe biologicamente, e em contrapartida contribuiria para a
manutenção do racismo e a criação de uma "nação bicolor", dividida
entre brancos e negros, o que não seria verdade em se tratando de nossa
população mestiça.
Pelo que nós estudamos sobre a questão da escolarização e do trabalho da população negra no pós-abolição, creio que foi possível quebrar o silêncio.
Pelo que nós estudamos sobre a questão da escolarização e do trabalho da população negra no pós-abolição, creio que foi possível quebrar o silêncio.
Baseando-se nas reflexões e nos estudos realizados sobre a história do
negro no pós-abolição desenvolva uma resenha crítica do curta metragem O
Xadrez das Cores, dirigido por Marco Schiavon, 2004,
Referência:
SCHWARCZ, Lilia M. "Raça como negociação: sobre teorias raciais em finais do século XIX no Brasil". In: FONSECA, Maria Nazareth Soares. Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, pp. 11-39.
SCHWARCZ, Lilia M. "Raça como negociação: sobre teorias raciais em finais do século XIX no Brasil". In: FONSECA, Maria Nazareth Soares. Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, pp. 11-39.
"Ninguém nasce odiando outra
pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as
pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a
amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu
oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta. "Nelson
Mandela
SUGESTÕES DE FILMES RACIAIS PARA TRABALHAR
A CONSCIENTIZAÇÃO.
1 - Retrato em Branco e Preto 2- Vista a minha pele 3 - Alguém falou de racismo?
4 - História dos Quilombos do Estado do Rio de Janeiro 5 - Discriminação não é legal
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCAFRO
FONTE: www.educafro.org.br/downloads/sugestao_filmes.pdf Acessado em 29/09/2009
1 - Retrato em Branco e Preto 2- Vista a minha pele 3 - Alguém falou de racismo?
4 - História dos Quilombos do Estado do Rio de Janeiro 5 - Discriminação não é legal
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCAFRO
FONTE: www.educafro.org.br/downloads/sugestao_filmes.pdf Acessado em 29/09/2009
ASSISTIR
O VÍDEO: CAMINHOS DA ESCOLA -
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
Muito legal. Mas será
que caímos no inverso??? Somos um universo de mestiços! Nem brancos, nem
negros, nem índios. Somos mulatos, caboclos, mamelucos... VIVA A DIVERSIDADE!!!
DIVERSIDADE LINDA, POVO BRASILEIRO!!!!
TRABALHO: PEGAR O TEXTO DE MARINA COLASANTI E ADAPTÁ-LO
O VÍDEO ( CAMINHOS DA ESCOLA - EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE) LEVANTA OUTRAS
TEMÁTICAS IMPORTANTES: O QUANTO ESSA DIVERSIDADE ENRIQUECE NOSSO PATRIMÔNIO
CULTURAL, SOCIAL ETC.
ASSISTIR O VÍDEO AÇÕES AFIRMATIVAS (SE HOUVER TEMPO)
O vídeo (AÇÕES AFIRMATIVAS) tem caráter
didático e foi elaborado para utilização como material complementar em cursos
presenciais de formação de professores. Ele é o primeiro de uma série relativa
ao ensino e ao debate de políticas educacionais em produção pelo Núcleo de
Estudos de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Endereço eletrônico (URL):
http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/saiba-mais/videos
Patrimônio: Sua função social e ambiental (OLHAR NO BLOG)
Atualmente há preocupação dos estudiosos com relação à responsabilidade
social e ambiental do patrimônio da célula social. Não podemos esquecer que a
organização é composta por pessoas, pela riqueza e que essas pessoas movimentam
esse capital. Essa dinâmica constante do patrimônio vai influenciar a
comunidade e o meio ambiente natural em seu aspecto positivo ou negativo.
Assim, o patrimônio tem uma função social e ambiental. Sabemos que a riqueza da
célula social é influenciada pelo entorno como, também, produz influência sobre
a comunidade. Isto é axiomático (verdade inquestionável). Há uma interação
constante entre o ambiente e o capital da célula social. Desde o século XVIII
alguns estudiosos já observavam tal interação.
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