DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: IECD
PROFESSOR (A): GRUPO 3 e 4
DISCIPLINA: PPIP-EF
DURAÇÃO: 2h
ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – T.401 Manhã
TEMA CENTRAL: A importância da família (dia dos pais).
CONTÉUDO(S): ° FAMÍLIA E AS RELAÇÕES FAMILIARES
° OS VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA
° LINGUAGEM ORAL
° LINGUAGEM ESCRITA
° EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
OBJETIVOS: ° Expressar-se oralmente sobre a família;
° Identificar que há vários tipos de família;
° valorizar os laços afetivos;
° Expressar-se por forma de desenhos;
° Estimular a criatividade;
° Elaborar um cartaz com a produção com todos os desenhos feitos pelos alunos;
° Confeccionar um cartão;
° Produzir uma mensagem escrita.
DESENVOLVIMENTO
1° Momento: Apresentação dos grupos 3 e 4.
2° Momento: Introdução do tema.
Iniciar o tema a partir de uma conversa informal, onde cada aluno se apresentará e falará sobre sua família, assim como, sua participação no grupo familiar, incentivando a oralidade e levantando algumas questões importantes: a cooperação em família, a diversidade dos grupos familiares, mostrando que a figura paterna pode ser assumida por outras pessoas: mãe, vó, avô, tio, padrinho, tia... etc.
Iniciar o tema a partir de uma conversa informal, onde cada aluno se apresentará e falará sobre sua família, assim como, sua participação no grupo familiar, incentivando a oralidade e levantando algumas questões importantes: a cooperação em família, a diversidade dos grupos familiares, mostrando que a figura paterna pode ser assumida por outras pessoas: mãe, vó, avô, tio, padrinho, tia... etc.
3° Momento: Confecção dos desenhos.
Após, será proposto a atividade do desenho.Cada criança fará o desenho da sua família para a montagem de um grande cartaz com todas as famílias reunidas.Será proposto à turma, a escolha de um título para o cartaz a partir de votação.
Após, será proposto a atividade do desenho.Cada criança fará o desenho da sua família para a montagem de um grande cartaz com todas as famílias reunidas.Será proposto à turma, a escolha de um título para o cartaz a partir de votação.
4° Momento: Montagem do cartaz a partir dos desenhos elaborados pela turma.
5° Momento: Trabalhando a estrutura de como construir um cartão.
Será feita a apresentação do cartaz à turma, como ele ficou bonito com tantas famílias diferentes... Será então, proposto a confecção de um cartão:
Vamos fazer um cartão para uma pessoa especial da família que consideramos como nosso pai ou alguém muito especial que nos ama muito? Vamos demonstrar a essa pessoa o quanto também gostamos delas?
As crianças serão orientadas a partir da vivência delas e das orientações das professoras como é a estrutura de um cartão, que é diferente, por exemplo, de um bilhete, uma carta, uma lista de compras etc.
Será feita a apresentação do cartaz à turma, como ele ficou bonito com tantas famílias diferentes... Será então, proposto a confecção de um cartão:
Vamos fazer um cartão para uma pessoa especial da família que consideramos como nosso pai ou alguém muito especial que nos ama muito? Vamos demonstrar a essa pessoa o quanto também gostamos delas?
As crianças serão orientadas a partir da vivência delas e das orientações das professoras como é a estrutura de um cartão, que é diferente, por exemplo, de um bilhete, uma carta, uma lista de compras etc.
6° Momento: Produção de texto individual para o cartão.
As crianças poderão desenvolver a criatividade, ficando livre a arte para cada cartão. Durante a elaboração do texto serão dadas algumas orientações, porém a produção será livre.
As crianças poderão desenvolver a criatividade, ficando livre a arte para cada cartão. Durante a elaboração do texto serão dadas algumas orientações, porém a produção será livre.
RECURSOS: ° Cartolina,
° Papel pardo,
° Folha de ofício,
° Cola,
° Tesoura,
° Lápis e canetinhas.
AVALIAÇÃO E OBSERVAÇÕES: A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a produção e participação dos alunos. Após a confecção dos cartões, as crianças serão convidadas para realizar a leitura dos cartões, caso queiram.
As crianças participaram bastante e gostaram de realizar a atividade. Algumas necessitaram de apoio na elaboração do texto. Boa parte da turma desejou ler o seu cartão para os colegas, ocorrendo assim, uma grande confraternização e troca entre eles.
AVALIAÇÃO E OBSERVAÇÕES: A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a produção e participação dos alunos. Após a confecção dos cartões, as crianças serão convidadas para realizar a leitura dos cartões, caso queiram.
As crianças participaram bastante e gostaram de realizar a atividade. Algumas necessitaram de apoio na elaboração do texto. Boa parte da turma desejou ler o seu cartão para os colegas, ocorrendo assim, uma grande confraternização e troca entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário