Rio de Janeiro, 27 de
fevereiro de 2014.
6º Encontro
5ª feira - 6
tempos
PPIP
Objetivos:
Realizar duas dinâmicas "Em nome da Arte, A arte do Nome" e "País Imaginário";
Relacionar a dinâmica à proposta do Contrato Pedagógico e ao
PP do ano de 2014;
Perceber que a dinâmica é uma forma de dar opinião e
confrontar, no sentindo de trabalhar os diversos pontos de vista;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e
profissionalmente;
Perceber que os direitos são baseados em necessidades;
Desenvolver o relacionamento, comunicação e
responsabilidade;
Observar que direitos implicam deveres.
DESENVOLVIMENTO
Explicação
A dinâmica ""País Imaginário"
1º)Imagine um mundo novo. Um mundo sem regras e que nunca
foi habitado. Dividir a turma em grupos e ler o seguinte texto:
Imagina que você descobriu um novo país, onde ninguém tinha
vivido antes, e onde não havia leis, nem regras. Você e seus colegas do seu
grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabem que tipo de estatuto terá
lá.
2º)Individualmente o aluno escreverá uma lista com três
direitos que pensa ser essenciais para todas as pessoas que vão habitar este
país. Assim, o professor pedirá para as pessoas partilharem o que escreveram e
chegarem ao acordo, montando uma lista de três direitos que o grupo ache que
devem ser garantidos (essenciais). Deverão dar um nome ao país e montar sua lista.
3º) Cada grupo irá apresentar seu país à turma. Se houver
direitos repetidos, assinalar. Todos os grupos devem se apresentar e explicar suas
escolhas. Depois o professor pedirá para
que encontrem, caso haja, direitos que se contradigam.
Dicas para discussão:
Podemos agrupar direitos semelhantes em conjunto? Quais?
Estas listas estão próximas ou distantes da nossa realidade?
No que o grupo se baseou para construir a sua lista? Direitos implicam deveres? Como definir o que é um direito e o que é um dever?
Como ocorreu o trabalho dos grupos? Foi difícil fazer uma
única lista? Qual motivo?
Como avaliam a atividade? Que lições e aprendizagens podem
levar desta vivência?
AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.
RECURSOS:
Folha ofício, lápis preto e borracha. Quadro branco ou
papelógrafo.
A dinâmica "Em nome da Arte, A arte do Nome"
O nome é uma de nossas "marcas" no mundo, é algo que nos identifica e nos diferencia, pois ainda que haja muitas "Marias", cada "Maria" é única em sua bagagem, em sua essência enquanto ser sócio, histórico etc.
Brincar com o nome, saber seu significado, origem, sua identificação com o mesmo ou não, quem o escolheu... São formas de pesquisar a história de cada um, de trabalhar a autoestima, promover a curiosidade, envolver as ações de escrita e leitura em uma dinâmica onde essas ações tem uma função social e contextualizadas.
Após a produção, cada aluno (a) mostrará a sua e falará sobre a história do seu nome.
Elaborar objetivos para essa atividade.
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